Viagora

Lula diz que vai propor que a COP30 seja na Amazônia

Durante sua participação na 27º edição da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas o presidente eleito afirmou que solicitará que a edição de 2025 do encontro seja no Brasil.

Nesta quarta-feira (16), o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT), anunciou que vai propor que a 30º edição da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em 2025, seja realizada na Amazônia.

Durante sua participação na 27º edição da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), Lula afirmou que solicitará que a edição de 2025 do encontro seja no Brasil. “Vamos falar com o secretário-geral da ONU, vamos pedir que a COP de 2025 seja feita no Brasil, na Amazônia”, disse.

O presidente eleito do Brasil afirmou também que é de extrema importância a defesa da Amazônia. “Acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia, que defendem o clima, conheçam de perto o que é aquela região, para que as pessoas possam discutir a Amazônia a partir de uma realidade concreta e não apenas a partir de uma cultura através de leitura”, afirmou.

Ainda durante a COP27, realizada no Egito, o presidente eleito recebeu uma carta de compromissos comuns do consórcio de governadores dos nove estados da Amazônia Legal, entregue pelo o governador do Pará, Helder Barbalho, de quem o pedido para que o presidente solicitasse que o evento ocorresse no Brasil. O governador do Pará afirmou que é necessário que os participantes da conferência conheçam a Amazônia pessoalmente, não apenas através das redes sociais.

“Faço um pedido em nome do Consórcio de Governadores e dos povos da floresta. Peço que ofereça a Amazônia para sediar a COP30, para que possamos levar o planeta a debater a Amazônia conhecendo a Amazônia. Para que, mais do que conhecê-la pelas redes sociais, pela distância dos livros ou do acesso à informação pelas redes, conheçam a Amazônia e o seu povo, com o pé no chão, olhando para nós, de frente, e construindo conosco uma Amazônia viva com sustentabilidade e com justiça social aos povos da Amazônia”, disse.

O governador Helder Barbalho, também afirmou que a presença de Lula na conferência sobre Mudanças Climáticas, leva o Brasil novamente ao patamar de protagonismo da agenda ambiental e climática. “Sua presença aqui é um gesto que leva o Brasil novamente ao patamar do protagonismo da agenda ambiental e da agenda climática. Acima de tudo, eleva o Brasil novamente à capacidade de ter interlocução e falar ao mundo. Esse é um ativo que colaborará para que o Brasil encontre soluções e encontre uma sociedade melhor e mais justa”, afirmou

com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também