Veja quem tem direito a receber o 13º salário no mês de novembro
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, todo empregado contratado pelo regime da CLT tem direito ao benefício.
O Ministério do Trabalho e Previdência anunciou que a primeira parcela 13º deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro, e a segunda, até o dia 20 de dezembro. O benefício é um direito assegurado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), além de estar previsto no artigo 7º da Constituição Federal.
De acordo com o advogado e professor Andrio Portuguez Fonseca, o empregado tem o direito de receber o abono a partir de 15 dias trabalhados e também quando o contrato de trabalho é encerrado.
O advogado informou ao R7 também que segurados do INSS que recebem auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão também entram na lista, ao contrário dos prestadores de serviço na modalidade Pessoa Jurídica (PJ), como os Microempreendedores Individuais (MEI). Fonseca pontua que cidadãos contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é considerado somente um benefício assistencial também não possuem direito ao 13º.
Ainda conforme o professor, o abono é o salário bruto de dezembro do ano em curso, e o valor repassado é proporcional aos meses trabalhados, em frações de 1/12 (um doze avos). Esse valor calculado pode ser pago em uma ou duas parcelas.
Descontos
O advogado informou ainda que do 13º devem ser descontados o INSS e o IRRF. "É importante lembrar que sobre a gratificação natalina, há também a incidência de FGTS [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço], ou seja, 8% desse valor é depositado na conta vinculada do fundo", disse.
Destacando os idosos, os aposentados que possuem 64 anos ou menos são passíveis de incidência de IR os benefícios acima R$ 1.903,98 mensais. Já entre os aposentados com 65 anos ou mais, o tributo será descontado aos beneficiários que ganham acima de R$ 3.751,06.
Com informações do R7.
Ministério do Trabalho e Previdência
Instituto Nacional do Seguro Social - INSS
-
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda
Segundo a Caixa, quem mora em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, em outros estados também recebe o Bolsa Família nesta segunda-feira (20), independentemente do NIS. -
Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
Segundo o Ministério da Educação, serão ofertadas nessa primeira etapa, 67 mil vagas, com inscrições do dia 4 a 7 de fevereiro de 2025. -
Governo revoga norma da Receita Federal sobre monitoramento do PIX
De acordo com o secretário, a onda de fake news e golpes motivaram a revogação do ato normativo. -
IPTM Praia abre inscrições para reservas no mês de fevereiro
Servidores municipais podem realizar reservas diretamente na sede do Instituto, sem a necessidade de sorteio, para se hospedar em Luís Correia -
Quitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão
Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir