Aprovado projeto que torna CPF único registro de identificação
Segundo o projeto, o CPF deve constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais ou em documento de identificação emitidos pelos conselhos profissionais.
Nesta quinta-feira (21), a Câmara dos Deputados aprovou a proposta que estabelece o número do CPF como único número do registro geral (RG) em todo o Brasil. O projeto será enviado para o presidente Jair Bolsonaro para ser sancionado.
De acordo com o projeto, o CPF deve constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais ou em documento de identificação emitidos pelos conselhos profissionais.
Caso a lei seja aprovada, o CPF será usado como número em certidões (nascimento, casamento e óbito), como identificação perante o INSS (NIT), na Carteira de Trabalho, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre outros documentos.
Ainda de acordo com o projeto de lei, o prazo da vigência é de 12 meses a partir da publicação para que entidades e órgãos realizem a adequação dos sistemas para a adoção do CPF com número de identificação. Terá o prazo de 24 meses para que os órgãos e as entidades também realizem as mudanças para os sistemas e bases de dados, trocarem informações entre si a partir do CPF.
Com informações Agência Brasil
CPF
Câmara dos Deputados
-
Presidente Lula passa por novo procedimento nesta quinta-feira
De acordo médico do presidente Roberto Kalil Filho, o procedimento será feito para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro. -
Presidente Lula é operado em São Paulo após hemorragia cerebral
Segundo o boletim médico divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula começou a sentir dores de cabeça ainda em Brasília, o que motivou a realização de uma ressonância magnética. -
Aposta de Minas Gerais fatura sozinha R$ 28 milhões na Mega-Sena
Segundo a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01-06-24-47-55-58. -
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir