IBGE aponta aumento de 0,4% nas vendas no comércio varejista
Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o crescimento é a terceira alta consecutiva do indicador.
Nesta quinta-feira (8), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou alta de 0,4% no volume de vendas do comércio varejista, de setembro para outubro, em 2022. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que indicam terceira alta consecutiva do indicador.
Conforme o IBGE, o varejo teve altas também de 0,6% na média móvel trimestral, de 2,7% na comparação com outubro do ano passado, de 1% no acumulado do ano e de 0,1% em 12 meses.
De acordo com a PMC, houveram cinco, das oito atividades pesquisadas, que apresentaram crescimento no comércio: móveis e eletrodomésticos (2,5%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2%), combustíveis e lubrificantes (0,4%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,2%).
Ainda segundo a Pesquisa Mensal, também foram registradas três atividades em queda nas vendas: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,4%), tecidos, vestuário e calçados (-3,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%). A receita nominal teve crescimento de 0,2% na comparação com setembro deste ano, de 12,2% em relação a outubro de 2021, de 15,1% no acumulado do ano e de 13,9% no acumulado de 12 meses.
Varejo ampliado
Ainda conforme o Instituto Brasileiro, o varejo ampliado, que também analisa as vendas de materiais de construção e de veículos e peças, cresceu 0,5% em outubro, na comparação com o mês anterior. As duas atividades tiveram queda: veículos e motos, partes e peças (-1,7%) e material de construção (-3,5%).
Para o IBGE, o comércio varejista ampliado teve alta de 0,3% na comparação com outubro de 2021, mas apresentou quedas de 0,5% no acumulado do ano e de 1% no acumulado de 12 meses. A receita nominal do varejo ampliado teve altas de 0,6% na comparação com setembro deste ano, de 10,1% em relação a outubro de 2021, de 13,6% no acumulado do ano e de 13,1% no acumulado de 12 meses.
Com informações da Agência Brasil.
IBGE
Pesquisa Mensal do Comércio (PMC)
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