Fontes renováveis devem aumentar em 46,4% neste ano, aponta MME
A pesquisa evidencia que o consumo de eletricidade aumentou 4,2% na comparação com maio de 2021.
O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou dados referentes ao mês de maio onde informa que, em 2022, a Oferta Interna de Energia (OIE) deve crescer menos que o consumo final de energia nos setores econômicos.
Conforme o Boletim Mensal de Energia, isso é consequência da redução das perdas de energia na geração termelétrica depois de apresentar recuo de 8,5% em 2021. Assim, espera-se que as fontes renováveis aumentem sua participação na matriz elétrica.
A suposição do MME sobre a OIE é que aumente 1,3% (com 305,1 milhões de toneladas equivalente de petróleo) e 46,4% de fontes renováveis, em relação a 2021. Ainda no Boletim, o consumo final de energia deve chegar a 2,5% devido a expansão da participação hidráulica.
O Ministério destacou que a alta na oferta da energia hidráulica no país é de 8,9% no ano. “Para a Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE), espera-se o aumento de 3% na matriz energética brasileira, sendo as fontes de energia renováveis responsáveis por mais de 84% da geração elétrica”.
A pesquisa evidencia que o consumo de eletricidade aumentou 4,2% na comparação com maio de 2021. “O consumo comercial também segue em destaque, com alta de 13%; o residencial com 2,8%; e o industrial com 2,3%”.
Tarifas
As tarifas de energia elétrica mostram altas acentuadas no acumulado do ano, comparado com 2021 e ficam “acima de 20% para cada um dos setores residencial, comercial e industrial”, como mostra o Boletim. A tendência, no entanto, é, segundo o ministério, de “baixa gradativa” para os próximos meses de 2022.
Com informações da Agência Brasil
Ministério de Minas e Energia (MME)
-
Avião cai em avenida e pega fogo em Gramado no Rio Grande do Sul
O impacto da investigação envolveu um incêndio de grandes proporções na avenida, obrigando as autoridades locais a isolar a área. -
Presidente Lula passa por novo procedimento nesta quinta-feira
De acordo médico do presidente Roberto Kalil Filho, o procedimento será feito para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro. -
Presidente Lula é operado em São Paulo após hemorragia cerebral
Segundo o boletim médico divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula começou a sentir dores de cabeça ainda em Brasília, o que motivou a realização de uma ressonância magnética. -
Aposta de Minas Gerais fatura sozinha R$ 28 milhões na Mega-Sena
Segundo a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01-06-24-47-55-58. -
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir