Fontes renováveis devem aumentar em 46,4% neste ano, aponta MME
A pesquisa evidencia que o consumo de eletricidade aumentou 4,2% na comparação com maio de 2021.
O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou dados referentes ao mês de maio onde informa que, em 2022, a Oferta Interna de Energia (OIE) deve crescer menos que o consumo final de energia nos setores econômicos.
Conforme o Boletim Mensal de Energia, isso é consequência da redução das perdas de energia na geração termelétrica depois de apresentar recuo de 8,5% em 2021. Assim, espera-se que as fontes renováveis aumentem sua participação na matriz elétrica.
A suposição do MME sobre a OIE é que aumente 1,3% (com 305,1 milhões de toneladas equivalente de petróleo) e 46,4% de fontes renováveis, em relação a 2021. Ainda no Boletim, o consumo final de energia deve chegar a 2,5% devido a expansão da participação hidráulica.
O Ministério destacou que a alta na oferta da energia hidráulica no país é de 8,9% no ano. “Para a Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE), espera-se o aumento de 3% na matriz energética brasileira, sendo as fontes de energia renováveis responsáveis por mais de 84% da geração elétrica”.
A pesquisa evidencia que o consumo de eletricidade aumentou 4,2% na comparação com maio de 2021. “O consumo comercial também segue em destaque, com alta de 13%; o residencial com 2,8%; e o industrial com 2,3%”.
Tarifas
As tarifas de energia elétrica mostram altas acentuadas no acumulado do ano, comparado com 2021 e ficam “acima de 20% para cada um dos setores residencial, comercial e industrial”, como mostra o Boletim. A tendência, no entanto, é, segundo o ministério, de “baixa gradativa” para os próximos meses de 2022.
Com informações da Agência Brasil
Ministério de Minas e Energia (MME)
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda
Segundo a Caixa, quem mora em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, em outros estados também recebe o Bolsa Família nesta segunda-feira (20), independentemente do NIS.Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
Segundo o Ministério da Educação, serão ofertadas nessa primeira etapa, 67 mil vagas, com inscrições do dia 4 a 7 de fevereiro de 2025.Governo revoga norma da Receita Federal sobre monitoramento do PIX
De acordo com o secretário, a onda de fake news e golpes motivaram a revogação do ato normativo.IPTM Praia abre inscrições para reservas no mês de fevereiro
Servidores municipais podem realizar reservas diretamente na sede do Instituto, sem a necessidade de sorteio, para se hospedar em Luís CorreiaQuitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão
Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir