FGTS poderá ser usado para pagar parcelas de casas populares em 2023
De acordo com informações divulgadas pelo governo, foi autorizado o uso desse benefício para pagar as prestações do Programa Casa Verde e Amarela.
Nessa quinta-feira (08), o Governo Federal por meio de portaria publicada no Diário Oficial da união, autoriza a compra de casas populares por trabalhadores, utilizando os futuros depósitos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir de 2023.
De acordo com informações divulgadas pelo governo, foi autorizado o uso desse benefício para pagar as prestações do Programa Casa Verde e Amarela. As instituições financeiras terão o prazo de 120 dias para se adaptarem a nova regra de contratação, e começarão a oferecer o serviço em fevereiro de 2023.
Ainda de acordo com o governo, a utilização do FGTS para pagamento de parcelas de casas populares foi regulamentada pela Lei 14.438, promulgada pelo Congresso Nacional no mês de agosto, depois da Medida Provisória 1.107, que foi editada em março.
Segundo o governo, apenas famílias com renda de até 4,4 mil poderão utilizar o mecanismo, que pode ser usado para compra de apenas um imóvel por beneficiário. É informado também que o dinheiro depositado mensalmente será descontado ao invés de ir para a conta do trabalhador, ajudando assim, a diminuir as prestações do saldo devedor do imóvel.
Ainda segundo o governo, a medida tem como meta diminuir os estoques de imóveis parados no programa Casa Verde Amarela, que atualmente tem cerca de um terço de financiamentos negados por falta de renda compatível.
com informações da Agência Brasil
-
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda
Segundo a Caixa, quem mora em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, em outros estados também recebe o Bolsa Família nesta segunda-feira (20), independentemente do NIS. -
Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
Segundo o Ministério da Educação, serão ofertadas nessa primeira etapa, 67 mil vagas, com inscrições do dia 4 a 7 de fevereiro de 2025. -
Governo revoga norma da Receita Federal sobre monitoramento do PIX
De acordo com o secretário, a onda de fake news e golpes motivaram a revogação do ato normativo. -
IPTM Praia abre inscrições para reservas no mês de fevereiro
Servidores municipais podem realizar reservas diretamente na sede do Instituto, sem a necessidade de sorteio, para se hospedar em Luís Correia -
Quitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão
Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir