Viagora

ANS determina que planos cubram teste para varíola dos macacos

De acordo com decisão da ANS, os planos de saúde privados devem cobrir os testes de beneficiários que que apresentação indicação médica pra realizá-lo.

Nessa segunda-feira (19), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aprovou a implantação do teste para diagnóstico da varíola dos macacos no rol de procedimentos garantidos pelos planos de saúde privados.

De acordo com decisão da ANS, os planos de saúde privados devem cobrir os testes de beneficiários que que apresentação indicação médica pra realizá-lo.  O exame para detectar a doença é realizado através da analise dos fluidos coletados diretamente das lesões que aparecem na pele.

Ainda de acordo com o órgão, a incorporação do teste no rol faz parte do processo de revisão que está sendo realizado na lista, que já foi modificada 12 vezes ainda em 2022, onde é garantido obrigatoriamente de 11 procedimentos e 20 medicamentos.

Conforme a ANS, anteriormente a lista do rol era atualizada a cada dois anos, mas a mudança ocasionou que as propostas passassem a ser analisadas continuamente pela área técnica do órgão.  A Agência Nacional de Saúde Suplementar, informa também que a implementação do teste no rol de procedimentos foi devido ao grande número de casos da doença no país. "A inclusão do exame complementar na lista de coberturas obrigatórias foi feita de forma extraordinária, diante do cenário da doença que, atualmente, põe o Brasil entre os seis países com o maior número de casos confirmados em todo o mundo", informa o órgão.

Com informações da Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Brasil

Varíola dos macacos

Facebook
Veja também