Viagora

Anvisa aprova registro de teste para varíola dos macacos

De acordo com a Anvisa, o kit molecular foi fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e pode detectar regiões genômicas dos vírus Orthopox, Monkeypox, e Varicella Zoster.

Nesta terça-feira (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou o primeiro registro de teste para diagnóstico de varíola dos macacos no Brasil.

De acordo com a Anvisa, o kit molecular foi fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e pode detectar regiões genômicas dos vírus Orthopox, a varíola comum; Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos; e Varicella Zoster, um dos vírus do herpes.

Ainda de acordo com o órgão, o teste é baseado na tecnologia de PCR em tempo reala agência informa que ele é indicado para o processamento de cínicas.

Segundo a Anvisa, durante o processo de aprovação o órgão analisou requisitos técnicos, que que incluem o desempenho clínico e o gerenciamento de risco. A agência informa também que levou 39 dias para o teste ser avaliado. “A avaliação do pedido de registro pela Anvisa levou 39 dias, incluindo 17 dias utilizados pela empresa solicitante para atender as exigências técnicas feitas pela agência. A avaliação dos testes para monkeypox ocorre em regime de prioridade na agência, conforme decisão da diretoria colegiada”, informou.

Ainda segundo a Anvisa, a disponibilização dos testes no mercado é de responsabilidades da empresa que detém o registro do produto.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Varíola dos macacos

Anvisa

Brasil

Facebook
Veja também