Receita abre consulta a lote de restituição do IR nesta terça
De acordo com a Receita Federal, , cerca de 136 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e resolveram as contas com Fisco receberão R$ 368 milhões.
A Receita Federal anunciou que irá abrir nesta terça-feira (24) consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Com a decisão, cerca de 136 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e resolveram as contas com Fisco receberão R$ 368 milhões.
De acordo com a Receita Federal, a consulta poderá ser realizada a partir das 10h de hoje, a página virtual da Receita. No site, o contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda”, e após em “Consultar a Restituição”. O cidadão poderá utilizar o aplicativo do órgão, disponibilizado em dispositivos Android e iOS
Ainda conforme a Receita, o repasse será feito em 31 de janeiro, na conta informada na declaração do Imposto de Renda. 136.565 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados com a medida. Desse número, 3.069 possuem mais de 80 anos de idade; 20.624 têm entre 60 e 79 anos; 2.349 têm deficiência física ou mental ou doença grave, e 6.568 possuem o magistério como principal fonte de renda.
O órgão frisou ainda que caso o contribuinte não esteja na lista, é necessário entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Ao verificar uma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
A Receita Federal destacou que caso a restituição não for depositada na conta da declaração, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesses casos, o contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, através do Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (especial para deficientes auditivos).
Por fim, caso o cidadão não resgate o valor da restituição depois de 1 ano, é necessário requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar no site, o contribuinte deve acessar “Declarações e Demonstrativos”, e clicar em seguida no “Meu Imposto de Renda”, e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com informações da Agência Brasil.
Receita Federal
Imposto de Renda da Pessoa Física - IRPF
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir