Banco Central prevê inflação marcando 4,6% no final de 2023
As definições de metas da inflação para este ano são de 3,25%, podendo oscilar entre 1,75% e 4,75%.
O Banco Central (BC) prevê que a inflação do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve encerrar o ano em 4,6%, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (21), referente ao terceiro trimestre.
Segundo os dados, a chance de que o índice ultrapasse a meta, de 3,25%, caiu de 67% para 17%. Esta estimativa pode variar entre 1,75% e 4,75%.
De acordo com o relatório, é preciso relembrar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 11,75% ao ano (a.a.), a medida é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e o de 2025.
Ainda conforme avaliação do BC, os bancos centrais das principais economias estão empenhados em proporcionar a convergência das taxas de inflação para suas metas em um ambiente que possui pressões nos mercados de trabalho e exige cautela aos países emergentes.
Com informações da Agência Brasil
-
Avião cai em avenida e pega fogo em Gramado no Rio Grande do Sul
O impacto da investigação envolveu um incêndio de grandes proporções na avenida, obrigando as autoridades locais a isolar a área. -
Presidente Lula passa por novo procedimento nesta quinta-feira
De acordo médico do presidente Roberto Kalil Filho, o procedimento será feito para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro. -
Presidente Lula é operado em São Paulo após hemorragia cerebral
Segundo o boletim médico divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula começou a sentir dores de cabeça ainda em Brasília, o que motivou a realização de uma ressonância magnética. -
Aposta de Minas Gerais fatura sozinha R$ 28 milhões na Mega-Sena
Segundo a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01-06-24-47-55-58. -
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir