Governo Federal anuncia retorno do Programa Mais Médicos
O programa criado em 2013 onde contratava médicos cubanos, passa a incluir outras áreas de saúde, como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, e promete priorizar os brasileiros.
Nesta segunda-feira (20), o Governo Federal anunciou a retomada do programa “Mais Médicos”, com a abertura de 15 mil novas vagas. O programa criado em 2013 onde contratava médicos cubanos, passa a incluir outras áreas de saúde, como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, e promete priorizar os brasileiros.
De acordo com o Governo Federal, cerca de 5 mil vagas serão abertas através de edital já neste mês de março. As outras 10 mil vagas serão oferecidas em formato que prevê contrapartida de cidades, o que garante à prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e condição de permanência nas localidades. O programa tem investimento de R$ 712 milhões por parte da União apenas neste ano.
A ministra da Saúde, Nísia Teixeira, afirmou que o governo está empenhado em fortalecer o programa, classificado por ela como essencial para a Sistema Único de Saúde (SUS). “O Mais Médicos voltou a responde o desafio de garantir a presença de médicos a cidadãos de municípios mais distantes dos grandes centros e que sofrem com a falta de acesso”, disse.
Segundo o presidente Luís Inácio Lula da Silva, o programa foi “um sucesso excepcional”. “Poucas vezes, o povo pobre recebeu o tratamento que teve depois que colocamos o Mais Médicos para funcionar. A maioria das pessoas pobres deste país ainda morre sem atendida pelo tal do especialista, que poderia ser a coisa mais comum, mas não é. Somente quem mora na periferia das grandes cidades, em cidades pequenas no interior, sabe o que é a ausência de um médico, uma pessoa começar com uma pequena dor de cabeça e vir falecer porque não tinha ninguém para fazer consulta”, declarou.
Ainda de acordo com o Governo Federal, a previsão é que até dezembro, cerca de 28 mil profissionais sejam fixados no Brasil, sobretudo em áreas de extrema pobreza. A estimativa é que 96 milhões de pessoas tenham garantia de autoatendimento médico na atenção primária, considerada entrada do SUS.
O Ministério da Saúde informa que podem praticar do edital profissionais brasileiros e intercambistas, sendo brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com registro da pasta. Médicos formados no Brasil terão preferência na seleção.
Com informações Agência Brasil
Programa Mais Médicos
Luiz Inácio Lula da Silva
Governo Federal
Ministério da Saúde
-
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda
Segundo a Caixa, quem mora em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, em outros estados também recebe o Bolsa Família nesta segunda-feira (20), independentemente do NIS. -
Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
Segundo o Ministério da Educação, serão ofertadas nessa primeira etapa, 67 mil vagas, com inscrições do dia 4 a 7 de fevereiro de 2025. -
Governo revoga norma da Receita Federal sobre monitoramento do PIX
De acordo com o secretário, a onda de fake news e golpes motivaram a revogação do ato normativo. -
IPTM Praia abre inscrições para reservas no mês de fevereiro
Servidores municipais podem realizar reservas diretamente na sede do Instituto, sem a necessidade de sorteio, para se hospedar em Luís Correia -
Quitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão
Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir