Rompimento de barragem causa inundações e alagamento no Ceará
Segundo a Defesa Civil não houve vítimas, nem destruição de casas, apenas pessoas desalojadas, que tiveram perdas materiais.
Uma barragem particular rompeu na madrugada desse domingo (09), e as fortes chuvas acabaram elevando o nível do rio Cariús, no sul do Ceará. O rompimento provocou inundações e alagamentos de ruas, casas comércios e escolas do município de Farias Brito.
O coordenador estadual de proteção e Defesa Civil do Ceará, tenente-coronel Haroldo Gondim, informou que o rompimento da barragem ocorreu no distrito de Cachoeira dos Bezerras, situado no limite com a cidade de Nova Olinda. “Esse rompimento, juntamente com a chuva, aumentou o nível do rio de forma rápida, mas também baixou rápido. Mas quando chove, causa muitos transtornos, porque entra nas casas, nas escolas”.
De acordo com o tenente-coronel, a chuva nem foi tão intensa, chegando somente a 34 milímetros. “Choveu bem na região, mas não foi uma chuva torrencial que causou isso, não”. Segundo ele, o rio Cariús, corta outras cidades, “e já vem pegando algo de outras localidades”.
Haroldo Gondim anunciou que nessa segunda-feira(10), a chegada de técnicos de barragens no município de Farias Brito, para avaliar a segurança das demais barragens particulares existentes na região e que podem causar o mesmo transtornos.
A Defesa Civil do estado afirma que ainda existe preocupação com relação ao distrito de Cariutaba, situado na parte baixa da cidade, que já está, inclusive, com nível de águas elevado. Devido à sua localização, Cariutaba recebe o excesso de água do rio que banha o restante da cidade.
Após o trabalho de mitigação da situação do município afetado, deverá se proceder à identificação do proprietário da barragem rompeu, visando possível responsabilização.
Com informações da Agência Brasil
Por Camila Trindade
Defesa Civil de Teresina
Polícia Civil do Ceará
-
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda
Segundo a Caixa, quem mora em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, em outros estados também recebe o Bolsa Família nesta segunda-feira (20), independentemente do NIS. -
Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
Segundo o Ministério da Educação, serão ofertadas nessa primeira etapa, 67 mil vagas, com inscrições do dia 4 a 7 de fevereiro de 2025. -
Governo revoga norma da Receita Federal sobre monitoramento do PIX
De acordo com o secretário, a onda de fake news e golpes motivaram a revogação do ato normativo. -
IPTM Praia abre inscrições para reservas no mês de fevereiro
Servidores municipais podem realizar reservas diretamente na sede do Instituto, sem a necessidade de sorteio, para se hospedar em Luís Correia -
Quitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão
Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir