Viagora

Trabalhadores nascidos em maio e junho recebem abono nesta segunda

O repasse do dinheiro é feito para os trabalhadores que integram o PIS ou Pasep há pelo menos 5 anos.

Nesta segunda-feira (17), a Caixa Econômica Federal realiza o pagamento do abono salarial ano-base 2021, para trabalhadores de iniciativas privadas nascidos em maio e junho.

O repasse é feito aqueles que estão dentro do Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), há no mínimo 5 anos. Os trabalhadores que recebem no momento devem ter prestado serviço formalmente por pelo menos 30 dias de 2021, ganhando até dois salários.

O Banco do Brasil é quem realiza o pagamento nas mesmas datas do PIS, para servidores públicos, militares e trabalhadores estatais, inscritos no Pasep. O dinheiro fica disponível somente até 28 de dezembro.

Conforme a Caixa, o benefício deve atingir cerca de 22 milhões de trabalhadores, com recurso de 20 bilhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Quem não foi contemplado nos dois lotes anteriores ao atual, nascidos de janeiro a abril, também serão pagos.

A agência informa que o valor é depositado de forma automática para quem tem conta no banco. Os demais recebem pela Poupança Social Digital, no aplicativo Caixa Tem. Sem a conta digital, o saque pode ser efetuado com o Cartão do Cidadão e senha nos canais de autoatendimento, lotéricas, Caixa Aqui e agências.

Para quem esqueceu de retirar o abono do PIS ou Pasep, referente a 2020, tem prazo de até cinco anos, mediante recurso no Ministério do Trabalho.  

Com informações da Agência Brasil.

Por Kalita Leão

Facebook
Veja também