Brasil resgatou 1,2 mil vítimas de trabalho escravo em 2023
Os dados são do painel Radar SIT, do Ministério do Trabalho e Emprego, que relevou registros de trabalho análogo a escravidão em 17 unidades federativas, sendo Goiás o estado com mais casos.
O Brasil registrou 1.201 pessoas resgatadas de situações análogas à escravidão somente neste ano, segundo o painel Radar SIT, mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, utilizou suas redes sociais nesse sábado (13) para falar sobre os números alarmantes e relembrar os 135 anos de assinatura da Lei Áurea.
Paulo pimenta afirmou ainda que o Governo Federal vai trabalhar para garantir a construção de um país mais justo “O dia 13 de maio é conhecido pela assinatura da Lei Áurea, em 1888. O que deveria ser um marco pelo fim da escravidão se tornou mais um dia de luta. Após 135 anos trabalhadores ainda são resgatados de situações análogas à escravidão. Só neste ano, 1,2 mil pessoas foram resgatadas dessa situação”, escreveu no Twitter.
De acordo com os dados do painel de informações e estatísticas online sobre as inspeções do trabalho do Brasil, das 27 unidades federativas, mais da metade registraram trabalho análogo a escravidão, sendo 17 estados. O Ministério do Trabalho e Emprego aponta ainda que 87,3% das ocorrências envolvem trabalho rural.
O Goiás foi considerado o estado com maior número de ocorrências, desde o início de janeiro deste ano 372 pessoas foram encontradas em situação análoga à escravidão, todas em estabelecimentos agrários. A segunda unidade federativa que registra mais casos é o Rio Grande do Sul com 296 casos.
Ainda segundo o MTE, os números parciais apresentado neste ano já são aproximadamente metade do total de resgates de 2022, ano com o maior número de ocorrências nos últimos dez anos.
O ministério ainda alerta para a importância das inspeções que também auxiliam a descobrir casos de empregadas domésticas submetidas ao trabalho análogo a escravidão. Em abril deste ano, o Governo Federal lançou a campanha nacional em combate ao crime e incentivando denúncias através do Disque 100.
Com informações da Agência Brasil
Ministério do Trabalho e Emprego
Governo Federal
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda
Segundo a Caixa, quem mora em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, em outros estados também recebe o Bolsa Família nesta segunda-feira (20), independentemente do NIS.Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
Segundo o Ministério da Educação, serão ofertadas nessa primeira etapa, 67 mil vagas, com inscrições do dia 4 a 7 de fevereiro de 2025.Governo revoga norma da Receita Federal sobre monitoramento do PIX
De acordo com o secretário, a onda de fake news e golpes motivaram a revogação do ato normativo.IPTM Praia abre inscrições para reservas no mês de fevereiro
Servidores municipais podem realizar reservas diretamente na sede do Instituto, sem a necessidade de sorteio, para se hospedar em Luís CorreiaQuitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão
Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir