Brasil registra menor números de assassinatos da década em 2022
O levantamento aponta que foram 47.508 assassinatos no ano passado ante 48.431 em 2021, o segundo ano consecutivo de queda.
O Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgou nesta quinta-feira (20), que em 2022, no último ano do governo de Jair Bolsonaro (PL), o Brasil registou o menor número de assassinatos desde 2021.
O levantamento aponta que foram 47.508 assassinatos no ano passado ante 48.431 em 2021, o segundo ano consecutivo de queda. Os dados incluem mortes decorrentes de homicídio doloso latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes durante ações policiais.
De acordo com o FBSP, à exceção da lesão corporal, todos esses tipos de ocorrências diminuíram de 2021 para 2022. Foram 39.69 homicídios dolosos, 1.229 latrocínios, 610 lesões corporais seguidas de morte e 6.430 mortes em intervenções policiais.
Os dados afirmam que a redução foi puxada principalmente pelas regiões Nordeste, Sudeste e Norte. Houve alto no Sul e no Centro-Oeste. Além disso, os números indicam que 923 vidas foram poupadas em 2022. Desse total, cerca de 889 só no Nordeste “que foi a região que puxou essa queda”, contou o diretor-presidente do FBSP, Renato Sérgio Lima.
Ainda de acordo com a FBSP, a taxa de assassinatos no Brasil diminuiu de 24 casos a cada 100 mil habitantes, em 2021, para 23,4 no último ano, o que mostra redução de 2,4%. No Nordeste, esse índice caiu 4,5%. Já no Sudeste 2% e Norte 2,7%. Os homicídios subiram 0,8% no Centro-Oeste e 3,4% no Sul.
O jornal O Estado de São Paulo aponta que o fórum atribuiu a queda dos homicídios observada no governo Bolsonaro a três fatores: configuração dos conflitos entre facções, mudanças demográficas e ações pontuais adotadas pelos Estados.
Com informações da Revista Oeste.
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda
Segundo a Caixa, quem mora em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, em outros estados também recebe o Bolsa Família nesta segunda-feira (20), independentemente do NIS.Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
Segundo o Ministério da Educação, serão ofertadas nessa primeira etapa, 67 mil vagas, com inscrições do dia 4 a 7 de fevereiro de 2025.Governo revoga norma da Receita Federal sobre monitoramento do PIX
De acordo com o secretário, a onda de fake news e golpes motivaram a revogação do ato normativo.IPTM Praia abre inscrições para reservas no mês de fevereiro
Servidores municipais podem realizar reservas diretamente na sede do Instituto, sem a necessidade de sorteio, para se hospedar em Luís CorreiaQuitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão
Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir