TJ-PI apresenta Inteligência Artificial JuLIA em Expojud em Lisboa
A Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) foi apresentada como case de sucesso na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
A JuLIA (Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial), Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), foi apresentada como case de sucesso durante o Expojud Portugal, sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
O evento, que segue até o dia 14 de abril, tem o objetivo de apresentar iniciativas de transformação digital da justiça brasileira e de outros países, gerando um ambiente de troca de conhecimento e experiências entre países de língua portuguesa.
A apresentação da JuLIA foi conduzida pelo desembargador José Wilson Araújo, coordenador-geral do Laboratório de Inovação do TJ-PI (Opala Lab), e pelo analista Dimmy Magalhães, integrante do Opala Lab, e contou com a participação do presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida.
Durante a explanação, destacou-se a utilização da JuLIA como instrumento para otimizar a prestação jurisdicional por meio da análise de petições, celeridade do acesso a informações, acompanhamento processual, jurisprudências e consulta processual. Dentre as funcionalidades expostas, estiveram o JuLIA Notify, que noticia magistrados sobre pedidos de Medidas Protetivas, e o chatbot, que presta informações aos usuários da justiça, como parte e advogados, por meio do WhastApp.
O coordenador do OpalaLab destacou resultados práticos da atuação da JuLIA, como a participação no cumprimento das metas que levaram o TJ-PI a conquistar o Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade 2023, por meio da identificação de processos aptos à baixa. “O TJ-PI também ganha em celeridade e economicidade. Com a automação de processos, há uma significativa redução de custos com mão de obra, papel, transporte. Além disso, a JuLIA permite uma proximidade com a população, que passará a ter informações mais diretas sobre o Tribunal”, acrescentou o desembargador José Wilson Araújo.
Expojud
O Expojud é um encontro internacional, com um foco exclusivo na transformação digital para o setor da Justiça, oferece uma experiência rica em troca de conhecimentos, networking e imersão cultural. Os participantes têm a oportunidade de se envolver em uma série de atividades projetadas para explorar as tecnologias emergentes que estão revolucionando o campo da Justiça e preparando suas instituições para o futuro.
Inteligência Artificial
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda
Segundo a Caixa, quem mora em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, em outros estados também recebe o Bolsa Família nesta segunda-feira (20), independentemente do NIS.Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
Segundo o Ministério da Educação, serão ofertadas nessa primeira etapa, 67 mil vagas, com inscrições do dia 4 a 7 de fevereiro de 2025.Governo revoga norma da Receita Federal sobre monitoramento do PIX
De acordo com o secretário, a onda de fake news e golpes motivaram a revogação do ato normativo.IPTM Praia abre inscrições para reservas no mês de fevereiro
Servidores municipais podem realizar reservas diretamente na sede do Instituto, sem a necessidade de sorteio, para se hospedar em Luís CorreiaQuitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão
Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir