Viagora

Comitê prevê liberar 50% das atividades econômicas no Piauí

De acordo com o estudo, o protocolo para a retomada da economia será dividido em quatro fases, iniciando pela zero.

Nesta terça-feira (02), o comitê que estuda a reabertura gradual das atividades econômicas no Piauí terá uma reunião com o governador Wellington Dias para apresentar a  minuta de protocolos que devem ser adotados.

De acordo com o comitê, o protocolo para a retomada da economia será dividido em quatro fases, iniciando pela zero, na qual deve ser analisada a possibilidade de reabrir o comércio, e caso haja um aumento no número de casos da doença, seja determinado novamente o fechamento.

Na fase 01, está previsto que 50% do comércio seja reaberto; na fase 02, 75% e na fase 03, a abertura de 100% dos estabelecimentos.

Para que haja um maior monitoramento no estado, o comitê irá dividir o Piauí em oito regiões: 1- Paraíba, 2- Piripiri, 3- Teresina, 4- Floriano, 5- Oeiras, 6- São Raimundo Nonato, 7- Bom Jesus, 8- Picos.

Segundo o comitê, com a divisão será mais fácil monitorar os leitos disponíveis de UTIs e a taxa propagação do vírus. O protocolo terá como base o fator epidemiológico. 

O Governo do Piauí disse que a partir desta segunda-feira (01), terá início a contagem regressiva para a retomada da economia, e que após o fim do decreto de isolamento, em 07 de junho, será feita uma avaliação.

Para a retomada com segurança, os setores da economia serão ainda dividos em bandeiras: a bandeira verde, com alta prioridade, estão as indústrias, construção civil, comércio, agricultura, pescas; bandeira amarela, média priorização, estão a administração pública, atividades administrativas, transporte, atividades imobiliárias e educação.

Já a bandeira vermelha concentra os setores de baixa prioridade, como arte, recreação, serviços domésticos, indústrias extrativas e organismos internacionais.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Coronavírus

Facebook
Veja também