Covid-19: Promotor pede que Sesapi dê maior transparência aos gastos
Segundo o órgão ministerial, o site da Sesapi não possui um link especificando contratações e aquisições feitas em razão do coronavírus.
O Grupo Saúde SUS da região de Teresina, por meio do Ministério Público, expediu a recomendação N° 01-2020 em caráter de urgência, ao secretário de saúde Florentino Neto para que dê maior transparência aos gastos realizados em função da pandemia de coronavírus.
O promotor de Justiça e coordenador do Saúde SUS, Eny Pontes, disse que o portal eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) não possui um espaço de transparência acerca de contrataçãos e aquisições feitas recentemente.
“No âmbito estadual, a Sesapi criou em seu sítio eletrônico um link de acesso rápido a manuais, resultados, notas técnicas, formulários e boletins referentes ao coronavírus, sem, contudo, apresentar alguma informação acerca de contratações e aquisições feitas para o combate à COVID-19”, explica.
O promotor requer que um link específico seja disponibilizado no site da Sesapi informando em tempo real e de forma fidedigna todas as contratações e aquisições realizadas, devendo conter os nomes dos contratados, números de suas inscrições na Receita Federal do Brasil além de prazos contatuais, objetos e quantidades, valores individualizados e números dos respectivos processos.
A recomendação propõe ainda que a Sesapi encaminhe ao Ministério Público do Piauí a discriminação dos gastos efetuados relativos aos R$ 156 milhões que teriam sido utilizados pelo estado com a Covid-19. Por ser em caráter de urgência, o prazo para cumprimento é de cinco dias a partir do recebimento da recomendação, com envio de documento comprobatório.
Teresina
Piauí
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Sistema Único de Saúde - SUS
Florentino Neto
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir