Viagora

Firmino assina decreto que autoriza apreensão de veículos e multas

De acordo com o novo decreto, para entrar em Teresina será necessário apresentar a documentação exigida ou realizar cadastro no site disponibilizado.

Nesta segunda-feira (18), o prefeito Firmino Filho assinou um novo decreto que deixa mais rígida as barreiras sanitárias montadas nas pontes que ligam Teresina ao município de Timon, no Maranhão, além de prever punições para quem desrespeitar o decreto, como pagamento de multas e apreensão de veículos.

Com base na nova determinação como forma de evitar a propagação da Covid-19, todas as pessoas que vierem de Timon para Teresina devem apresentar documentos de identificação pessoal, documento de habilitação do condutor e comprovante de endereço. Também serão pedidos os documentos referentes ao veículo, como Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, além de comprovar a necessidade de trafegar entre as duas cidades.

A prefeitura informa que as pessoas que necessitem de acesso frequente ao município de Teresina  poderão se cadastrar no site barreiracovid19.fms.pmt.pi.gov.br para obter o documento digital comprobatório a ser apresentado sempre que passar  no controle das barreiras.

  • Foto: Alef Leão/GP1Ponte Metálica é interditada como medida de contenção da Covid-19Ponte Metálica 

Segundo a prefeitura, as pessoas com sintomas da Covid-19 deverão ser orientadas a procurar atendimento no sistema de saúde do Estado do Maranhão. Os veículos flagrados trafegando em Teresina, descumprindo o decreto, estarão sujeitos a multa no valor de R$ 195,23, por cada passageiro transportado.

Além disso, de acordo com o decreto, está autorizada a apreensão de qualquer veículo ou meio de transporte, inclusive fluvial, que esteja transportando passageiros. O veículo ou meio de transporte apreendido será conduzido ao local adequado e ficará sob a tutela dos órgãos do poder municipal.

As barreiras sanitárias serão coordenadas e orientadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e/ou Polícia Militar do Piauí (PM).  As barreiras sanitárias já estão montadas nas proximidades das três pontes que ligam Teresina a Timon desde o mês passado.

Facebook
Veja também