FMS é investigada por beneficiar a candidata Lucy Soares
A esposa de Firmino estaria utilizando de recursos da FMS para benefício próprio durante o período de campanha.
O Procurador Regional Eleitoral no Estado do Piauí Patrício Noé da Fonseca, instaurou um Procedimento Eleitoral na última terça-feira (25) para apurar uma denúncia de possível abuso de poder cometido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para beneficiar a pimeira dama e candidata a Deputada Estadual Lucy Soares.
- Foto: Divulgação / Marcelo Cardoso GP1
Lucy Soares
De acordo com a portaria nº 37 publicada nessa quarta-feira (26), a FMS estaria utilizando de recursos do órgão público para beneficiar a candidata que também é esposa do atual prefeito de Teresina Firmino Filho.
O procurador afirmou que a conduta adotada pela FMS é vedada por agentes públicos e pode afetar a igualdade de oportunidade entre os candidatos nestas eleições, além de desrespeitar o artigo 73, I da Lei nº 9.504/97.
Segundo o art. 73, é proibido “ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos estados, do Distrito Federal, dos territórios e dos municípios, ressalvada a realização de convenção partidária”.
Outro lado
O Viagora procurou a Fundação Municipal de Saúde para falar sobre a denúncia. A assessoria fez um esclarecimento sobre o assunto:
"Logo que entrou em vigor o período de campanha eleitoral a Prefeitura fez uma reunião com secretários e diretores orientando as regras de como conduzir nesse período e disponibilizou inclusive um manual para que fosse repassado para os colaboradores, ou seja tivemos todo esse cuidado. O Manual está disponibilizado inclusive no site da Fundação Municipal de Saúde. A FMS orienta a todos os colaboradores que seja obedecida as leis nesse período de campanha eleitoral. É proibido que veículos com adesivos de campanha adentrem a sede ou qualquer unidade ligada a FMS, é feito inclusive uma fiscalização e orientação diária sobre isso. Historicamente a FMS nunca teve problema nesse período, ressaltando ainda que o corpo de funcionários é composto de concursados, médicos, profissionais da saúde. Este manual que é de 2016 foi repassado para todos os gestores. A orientação é de seguir a risca e a FMS tem cumprido e fiscalizado diariamente”, explicou a assessoria.
Lucy Soares
O Viagora também procurou a candidata a Deputada Estadual para prestar esclarecimentos sobre o assunto mas as ligações não foram atendidas. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
-
Esperantina realizará a 3ª edição da Feira da Fartura a partir desta sexta
A programação da feira segue nos dias 15 e 16 de abril, no Mercado Público Municipal, com exposições de produtos regionais, gastronomia típica e comercialização direta da produção local. -
CPE Cível de Teresina movimenta mais de 41 mil processos em fevereiro
A atuação possibilitou a baixa de 961 processos e garantiu à CPE Cível I um Índice de Atendimento à Demanda de 100,48%. -
Projeto Samba no Coreto retorna à Praça Pedro II com nova temporada
O evento vai iniciar às 19h e terá como atração de abertura Junior Trezeguet & Samba de Responsa. -
Mel produzido no Piauí é exportado para países da União Europeia
Conforme o levantamento, o Piauí é o segundo maior produtor de mel do Brasil, exportando mais de R$ 100 milhões por ano em mel e outros produtos apícolas. -
Whindersson Nunes anuncia nova turnê após internação psiquiátrica
Em uma publicação nas redes sociais, o humorista informou que os shows serão realizados em abril e maio deste ano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir