MPE pede indeferimento do registro de candidatura de Frank Aguiar
A ação de impugnação de registro da candidatura foi proposta pelo MPE ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI)..
O procurador regional eleitoral Patrício Noé da Fonseca propôs ao TRE-PI ação de impugnação de registro de candidatura de Frank Aguiar (PRB), que atualmente pleiteia uma vaga de senador pelo Piauí. Segundo o processo, o candidato estaria inelegível por causa da reprovação das contas de gestão da prefeitura de São Bernardo do Campo, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, à época em que ele era vice-prefeito da cidade. A ação foi assinada no dia 18 de agosto de 2018.
O TCE de São Paulo reprovou as contas de gestão referentes ao ano de 2012. A desaprovação aconteceu em face de irregularidades consideradas graves e insanáveis, ocorridas na aplicação de verbas repassadas voluntariamente a entidades privadas pelo município por intermédio de convênio. A prática estaria caracterizada como ato doloso de improbidade administrativa. Trata-se de julgamento de prestação de contas de recursos repassados no valor de R$ 993 mil pela prefeitura municipal à Fundação de Apoio à Faculdade de Educação – FAFE.
“A rejeição das contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas, de fato, reveste-se de extrema gravidade, revelando, no mínimo, um desapego à coisa pública, que não se coaduna com a moralidade e a probidade que a Constituição Federal exige de todo agente público (artigo 37, caput) e que, por isso mesmo, são expressamente referidas no citado artigo 14, § 9º, da CF”, escreveu Patrício Noé.
Essa lei ressalvou, porém, uma hipótese em que, apesar de terem sido as contas rejeitadas, não se configurará a inelegibilidade: aquela em que a decisão de rejeição tenha sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário. Acontece que, segundo o Ministério Público Eleitoral, não há notícia de Frank Aguiar tenha obtido na Justiça qualquer medida suspensiva ou anulatória da decisão que rejeitou suas contas, com vista à suspensão da inelegibilidade de oito anos.
Por fim, o procurador regional eleitoral, autor da ação, pede a regular tramitação do processo e o julgamento de procedência da impugnação e consequente indeferimento da candidatura de Frank Aguiar.
Outro lado
O Viagora entrou em contato com o candidato, nesta quarta-feira (22), para comentar o caso, mas ele não entendeu nossas ligações.
Ministério Público Eleitoral
Ministério Público realizará audiência para discutir sobre a Águas de Teresina
A audiência acontecerá no auditório da sede leste do MPPI, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, nº 911, Bairro de Fátima, em Teresina.Silvio Mendes vai convocar 351 profissionais aprovados em concurso da FMS
De acordo com a prefeitura, a nomeação dos profissionais será publicada ainda nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Município.Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população.Homem morre eletrocutado após poste cair durante forte chuva em Picos
O caso aconteceu nesta terça-feira (14) devido o forte temporal que atingiu a região.Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidade
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir