Viagora

Pesquisa aponta vitória de Wellington Dias no primeiro turno com 51,8%

O deputado estadual Dr. Pessoa aparece como segundo colocado.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem apontou que o governador Wellington Dias (PT) seria reeleito se as eleições fossem hoje, com 51,8% das intenções de votos. O número foi resultado de uma pesquisa estimulada, em que o pesquisador aponta ao eleitor os nomes dos possíveis candidatos ao Palácio de Karnak.

O deputado estadual Dr. Pessoa (SDD) aparece em segundo lugar, com 9,92%. O terceiro mais votado seria o deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), com 5,09%, seguido dos empresários Valter Alencar (PSC), com 2,19%, e Fábio Sérvio (Patriota), com 0,44%.

Brancos e nulos

Cerca de 13% votariam em branco ou anulariam o voto diante do cenário político atual. Indecisos ou que não quiseram opinar, representam 17,38% dos entrevistados.

  • Foto: Marcos Cunha/VIAGORAGovernador Wellington Dias (PT)Governador Wellington Dias (PT)

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador não apresenta o nome dos possíveis candidatos, e o eleitor cita o nome que vier a sua cabeça, Wellington Dias foi 23 vezes mais lembrado que o segundo colocado, segundo o Instituto Amostragem.

O petista desponta com 23,79% das intenções de voto, o ex-presidente Lula (PT) tem 1,58% das lembranças, seguido pelo deputado Dr. Pessoa, com 1,14%, e Luciano Nunes, com 1,05%. Outros nomes citados somaram 2,99%.

Nessa modalidade da pesquisa, 58,56% afirmaram que ainda estão indecisos sobre em quem vão votar para governador, e 10,89% anulariam ou votariam em branco.

Votos válidos

Para garantir a eleição no primeiro turno, o candidato precisa ter 50% mais um dos votos válidos, ou seja, excluindo as abstenções, e os votos brancos ou nulos. Segundo o levantamento, dessa forma, o atual governador Wellington Dias seria reeleito no primeiro turno, já que teria mais de 24 pontos percentuais acima do necessário para a eleição: 74,59% dos votos válidos.

Sob esse aspecto, Dr. Pessoa teria 14,29% dos votos, seguido por Luciano Nunes, com 7,33%, e Valter Alencar, com 3,16%. Fábio Sérvio teria 0,63%.

A pesquisa

A pesquisa do Instituto Amostragem foi realizada de 7 a 13 de abril de 2018. Foram entrevistadas 1.139 pessoas com 16 ou mais anos de idade, em 47 municípios de todas as microrregiões do Piauí. A margem de erro é de 2,84% para mais ou para menos. O registro da pesquisa no TRE é BR-03615/2018.

Facebook
Veja também