Reforma Trabalhista é aprovada na Câmara dos Deputados
Projeto modifica profundamente a legislação trabalhista no Brasil.
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei da reforma trabalhista (PL6787/16, do Poder Executivo), na madrugada desta quinta-feira (27). O texto altera a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) para prever, entre outras medidas, a prevalência do acordo sobre a lei, regras para o trabalho intermitente e o fim da contribuição sindical obrigatória e da ajuda sindical na rescisão trabalhista. O texto será encaminhado para o senado.
- Foto: Divulgação/Câmara dos DeputadosCâmara aprova texto da reforma trabalhista.
Aprovada na forma do substitutivo do relator, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), a proposta determina que a convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho prevalecerão sobre a lei em 16 pontos diferentes, como a jornada de trabalho, intervalo mínimo de alimentação, carga horária, tele trabalho, regime de sobreaviso e trabalho intermitente, fora o enquadramento do grau de insalubridade e a prorrogação em ambientes insalubres, sem licença prévia do Ministério do Trabalho.
Ao negociar jornadas e salários, deverá haver cláusula prevendo a proteção dos empregados contra demissão durante o prazo estabelecido pelo acordo, que não precisarão prever contrapartidas para um item negociado.
O projeto estabelece que mudanças na duração do trabalho e nos intervalos de alimentação não serão considerados como normas de saúde, higiene e de segurança do trabalho, proibidas de serem negociadas por acordo.
Fora isso, não poderão ser suprimidas ou minimizadas várias outras, como as garantidas pela constituição e as da CLT relativas a direitos de mulheres em ambiente de trabalho.
Câmara dos Deputados
-
Prefeito de Piracuruca não paga dívidas há 5 anos e Agespisa aciona o TCE
A representação foi enviada no dia 18 de novembro deste ano e tem como relator a conselheira Rejane Ribeiro Sousa Dias. -
TCE bloqueia novamente contas da Prefeitura de Teresina
A decisão liminar foi proferida nesta segunda-feira (23) pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros. -
Promotor quer nulidade dos votos da chapa de vereadores do Republicanos de Piripiri
A ação foi ajuizada pelo promotor Márcio Giorgi Carcará Rocha por suposta fraude à cota de gênero. -
"Iremos fazer uma oposição com responsabilidade", diz Dudu sobre gestão de Sílvio
O parlamentar ainda comentou sobre a reforma administrativa que foi aprovada na última semana na Câmara de Teresina. -
Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir