STJ afasta Witzel do Governo do RJ e manda prender Pastor Everaldo
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nesta sexta-feira (28), o afastamento imediato do governador Wilson Witzel (PSC) do cargo por irregularidades em contratos na saúde.
Por determinação do minisro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel foi afastado do cargo nesta sexta-feira (28), devido as investigações de corrupção em contratos da Secretaria de Saúde.
Irá assumir o governo o vice Cláudio Castro, um ex-vereador escolhido por Witrzel para ser seu companheiro de chapa, em 2018.
A justiça também determinou a prisão do Pastor Everaldo, presidente do PSC, do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Luiz Tristão e do ex-prefeito de Volta Redonda Sebastião Gothardo Netto, que é médico.
O ministro do STJ expediu mandados de busca e apreensão contra a primeira-dama Helena Witzel e o deputado André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o Palácio da Guanabara e o desembargador Marcos Pinto da Cruz, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Witzel enfrenta processo de impeachment, na Alerj, e está no centro das investigações da Operação Placebo, que apura corrupção ma aquisição de materiais para o combate à pandemia de coronavírus.
No mês de maio, ele e sua mulher Helena foram alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal, também determinados pelo STJ.
As investigações se concentravam na contratação de uma organização social de sigla Iabas, emergencialmente por R$835 milhões para construir e administrar sete hospitais de campanha.
Com informações do Diário do Poder.
Superior Tribunal de Justiça - STJ
-
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda
Segundo a Caixa, quem mora em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, em outros estados também recebe o Bolsa Família nesta segunda-feira (20), independentemente do NIS. -
Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
Segundo o Ministério da Educação, serão ofertadas nessa primeira etapa, 67 mil vagas, com inscrições do dia 4 a 7 de fevereiro de 2025. -
Governo revoga norma da Receita Federal sobre monitoramento do PIX
De acordo com o secretário, a onda de fake news e golpes motivaram a revogação do ato normativo. -
IPTM Praia abre inscrições para reservas no mês de fevereiro
Servidores municipais podem realizar reservas diretamente na sede do Instituto, sem a necessidade de sorteio, para se hospedar em Luís Correia -
Quitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão
Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir