Teresa Britto quer audiência para discutir situação da UESPI
A deputada quer debater a situação financeira e estrutural da Universidade Estadual do Piauí, na Assembleia Legislativa.
A deputada Teresa Britto (PV) vai propor uma audiência pública para discutir a situação financeira e estrutural da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), na Assembleia Legislativa. Os professores da instituição iniciaram nessa segunda-feira (18) uma greve fazendo reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho.
- Foto: AlepiDeputada Teresa Britto sai em defesa dos professores.
“Esta Casa não pode se furtar a apoiar essa luta dos educadores, servidores e educandos. Eles só querem o melhor para a Uespi e é isso o que nós queremos também. Já conversamos com o nosso líder, deputado Gustavo Neiva, e vamos conversar com os outros deputados para fazermos uma vista à UESPI, vistoriar a situação e cobrar encaminhamentos”, afirmou.
A deputada disse também que o governo passa por uma crise financeira, mas não pode deixar a UESPI morrer. “É preciso que o governador se sensibilize e libere recursos, pois as despesas com educação não são gastos, mas investimentos. Recebi uma ligação de uma vereadora do PV de Santa Filomena e ela relatou que lá a situação é ruim, assim como nos doze novos polos da instituição e nas unidades de educação à distância. A EAD é a menina dos olhos do governo. Eu estudei na Uespi, tenho dois filhos que se formaram lá e ela não pode morrer”, frisou.
O governador Wellington Dias pronunciou-se sobre o caso e disse que o movimento grevista pede que o estado cometa uma “ilegalidade”. Ele relatou que no momento não é possível conceder qualquer reajuste a servidores nem convocar concursados.
O deputado Gustavo Neiva (PSB) defendeu os grevistas pelas reivindicações de atualização de salários atrasados e melhores condições para as salas de aula. O parlamentar pediu ao governador que convoque os aprovados em concurso e atualize o pagamento dos professores.
O governo estadual alega problemas com a folha de pagamento e demonstra preocupação quanto ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Teresina
Piauí
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Wellington Dias
Gustavo Neiva
Teresa Britto
-
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial. -
Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir