TRF4 decide manter condenação e aumentar a pena de Lula
A sessão de julgamento ocorreu durante toda esta quarta-feira (24).
Os três desembargadores da oitava turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região votaram pela manutenção da condenação do ex-presidente Lula, com aumento da pena que foi estabelecida pelo juiz Sérgio Moro. A sessão de julgamento ocorreu durante toda esta quarta-feira (24).
Os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor dos Santos Laus decidiram aumentar a pena para 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado. O cumprimento da pena se inicia após o esgotamento de recursos que sejam possíveis no âmbito do próprio TRF-4.
Esta pena só deve ser cumprida depois que esgotarem as possibilidades de recursos.
- Foto: Ricardo Stuckert/Instituto LulaEx-presidente Lula.
Entenda o caso
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado, em primeira instância, pelo juiz Sérgio Moro. Essa condenação por crime comum foi a primeira aplicada a um ex-presidente brasileiro.
A acusação foi de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia feita na 13ª Vara Federal de Curitiba, relata que Lula recebeu um da construtora OAS um apartamento tríplex, localizado no Guarujá, litoral do Rio de Janeiro.
A alegação é de que esse imóvel seria propina paga ao petista para favorecer a construtora em contratos com a Petrobras. O juiz Sérgio Moro sustentou que Lula ocultou a propriedade do apartamento.
Lula foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão.
Com a decisão, a defesa de Lula e o Ministério Público Federal recorreram da sentença. Enquanto os advogados do petista pediram a revogação da condenação, o MPF requereu aumento da pena.
Luiz Inácio Lula da Silva
Secretarias da Prefeitura de Teresina estão passando por auditoria, diz Jeová Alencar
O vice-prefeito de Teresina afirmou que a auditoria em algumas secretarias foi necessária devido a falta de transparência da gestão anterior durante o período de transição.Deputados que aderiram à base governista devem sair do PP sem expulsão, diz Ciro
O presidente nacional do PP declarou que é contra a expulsão, mas afirmou que irá conversar com os deputados para que deixem a sigla de forma pacifica.Pedro Alcântara toma posse como vereador na Câmara de Teresina
O vereador disse que seu principal projeto junto à casa parlamentar, é revitalizar Teresina.Samantha Cavalca é empossada como vereadora na Câmara de Teresina
A parlamentar, que era suplente, assumiu a vaga de titular após a saída de Ismael Silva (PP), para a Secretaria Municipal de Educação.Precisamos de mais tempo para definir futuro partidário, diz Bárbara Soares
Para a deputada, o prazo determinado pelo Progressistas para deixar o partido foi muito curto, tendo em vista que a janela partidária é apenas em 2026.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir