TSE nega registro de prefeito eleito e Juazeiro do Piauí terá novas eleições
Foi analisado o recurso feito pela coligação “Unidos por Juazeiro”, que questionava a elegibilidade de Tonho Veríssimo. Ele foi condenado em 2015 por operar uma rádio clandestina.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu por unanimidade o registro de candidatura do prefeito eleito de Juazeiro do Piauí, Tonho Veríssimo (PT).
A decisão foi tomada nessa terça-feira (15), durante sessão plenária por videoconferência, com isso, Tonho fica inelegível para o cargo e uma nova eleição deve ser realizada em 2021.
Foi analisado no momento da sentença o recurso feito pela coligação “Unidos por Juazeiro”, que questionou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) de deferir a candidatura de Tonho Veríssimo, uma vez que ele estaria inelegível por ter sido condenado em 2015 acusado de operar uma rádio clandestina.
- Foto: DivulgaçãoEx-prefeito Tonho Veríssimo.
No entendimento do TRE, o crime pelo qual o candidato do PT foi condenado não teria nenhuma ligação com a administração pública, fato que não estaria disposto na lei sobre inelegibilidade. Com base nesse entendimento, o registro da candidatura de Tonho Veríssimo foi deferido. Ele inclusive já foi eleito prefeito de Juazeiro do Piauí em gestões anteriores.
O relator do processo, ministro do TSE Mauro Campbell Marques, considerou o crime cometido pelo prefeito eleito “pluriofensivo”, afetando a segurança dos meios de comunicação, o Sistema Nacional de Telecomunicações e o patrimônio público.
Com base nesses argumentos, o ministro Mauro Campbell votou pelo indeferimento do registro da candidatura de Tonho Veríssimo e, ao votar, os outros ministros seguiam o voto do relator.
Teresina
Piauí
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Justiça Eleitoral
Promotora recomenda desaprovação das contas de Pedro Alcântara
O parecer foi emitido pela promotora Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes no dia 18 de novembro deste ano.PSD quer estar na chapa majoritária do governo em 2026, diz Júlio César
Apesar dos números que credenciam o partido para a vaga, Júlio César destacou também a importância do bom relacionamento da sigla com o governador Rafael Fonteles e demais legendas da base.Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros.Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir