Rafael firma acordos na China para desenvolvimento do Porto de Luís Correia

O primeiro memorando trata-se de um acordo de amizade entre Fujian e o Piauí, que promove o intercâmbio amigável entre os governos e os povos das duas províncias e estados.

O governador Rafael Fonteles (PT), esteve nessa quinta-feira (26), assinou três Memorandos de Entendimento (MoU) em Fuzhou, capital da província de Fujian, na China. O chefe do executivo esteve juntamente com o governador Zhao Long.

O primeiro memorando trata-se de um acordo de amizade entre Fujian e o Piauí, que promove o intercâmbio amigável entre os governos e os povos das duas províncias e estados. Além disso, o MoU estabelece relações econômicas e comerciais entre as partes, especialmente nas áreas de educação, tecnologia, cultura, portos, zonas de livre comércio e treinamento de talentos. O acordo fortalece o intercâmbio e a cooperação prática entre os países dos BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Rafael Fonteles na China.

De acordo com o Governo do Piauí, o segundo acordo envolve o Porto de Xiamen e o Porto de Luís Correia. No Memorando de Entendimento fica definido o desenvolvimento de projetos conjuntos, pesquisas e estudos entre a Investe Piauí e a Xiamen Port Group – empresa responsável pela administração do Porto de Xiamen –, com o objetivo de melhorar as operações do porto piauiense e promover a produção de energia renovável na região.

O Governo do Estado destaca que o terceiro acordo estabelece a união entre a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. O MoU assinado é um passo importante para a promoção da cooperação econômica e tecnológica entre o Piauí e a China, abrindo caminho para a realização de projetos conjuntos nas áreas de comércio, investimentos, inovação e tecnologia.

"Esse foi um dos momentos mais importantes em nossa missão pela Ásia em busca de parcerias e investimentos para várias áreas e nichos do nosso estado. Estou feliz em fazer parte desse momento tão especial para o Piauí, que merece ser cada vez mais reconhecido mundo afora", disse Rafael Fonteles.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

Rafael Fonteles

Veja também