Polícia não está manchando imagem do Shopping da Cidade, diz Chico Lucas

O Secretário de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Chico Lucas, se manifestou após o protesto realizado por permissionários do Shopping da Cidade de Teresina nesta quinta-feira (23).

Após o protesto realizado por permissionários do Shopping da Cidade de Teresina à Operação Interditados VIII, nesta quinta-feira (23), o Secretário de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Chico Lucas, se manifestou pedindo a expulsão dos comerciantes que vendem produtos roubados.

Em entrevista a imprensa, o secretário detalhou a ação da SSP-PI, que teve como alvo quatro lojas, uma delas física. Chico Lucas defendeu a continuidade da operação de combate à venda de celulares roubados ou furtados.

Foto: Matheus Santos/Viagora
Chico Lucas

“Nós realizamos a segunda fase da Operação Interditados com sete mandados de busca e apreensão, com quatro alvos: três lojas físicas e uma online. Nosso superintendente de Operações Integradas, Matheus Zanatta, é quem geralmente faz as vidas de porta voz nesse tipo de ação. Mas hoje estou me manifestando justamente porque há, por parte de alguns comandatários, principalmente aqueles que insistem na prática delituosa, esse protesto”, explicou.

Para o gestor da pasta é necessário que a administração do Shopping da Cidade cace a permissão daqueles comerciantes que persistem no ato criminoso.

“Queremos dizer que não vamos retroceder e, principalmente, nós queremos que a administração do Shopping da Cidade expulse, ou seja, cace a permissão daqueles que cometem crimes. Nós não podemos autorizar e nem permitir que um espaço legítimo seja utilizado para cometimento de crimes. A maioria dos que estão lá são sérios, comerciantes idôneos, que vendem suas mercadorias, mas temos infelizmente uma minoria que mancha a imagem do Shopping da Cidade. Não vamos permitir essa inversão de valores, não é a polícia que está manchando a imagem do Shopping da Cidade, mas sim os comerciantes ilícios e ilegais que utilizam o espaço para cometimento de crimes”, afirmou.

Além da Operação Interditados, Chico Lucas exaltou ainda as blitzen no trânsito e ressaltou a importância do enfrentamento ao crime organizado.

“Nós sempre batemos nessa tecla, o Brasil e o Piauí precisam entender que é necessário respeitar regras. Então, todas as nossas ações, seja no combate ao crime organizado, que é uma coisa que as pessoas exigem, mas elas também têm que seguir as regras de trânsito, por isso fazemos blitz. Também estamos focando no combate à compra de celulares roubados, que era normalizado no Piauí. As pessoas levaram como uma coisa de menor importância, alimentando o crime, muito assassinatos, latrocínios”, explicou.

Em relação ao balanço das operações, o secretário enfatizou que houve diminuição no número de latrocínios e restituição de celulares providentes do roubo.

“Depois que as operações Interditados começaram nós tivemos uma diminuição significativa, em Teresina, quase zeramos os latrocínios e agora com a Operação Silêncio e Paz, constatamos 50 celulares roubados. Tivemos pessoas que ao terem seus celulares fiscalizados nós percebemos que eles eram roubados. Nós vamos continuar, sabemos que algumas pessoas acabam sendo prejudicadas, mas insistimos que a administração do Shopping da Cidade tome providências e vamos insistir no Ministério Público e na Justiça que cacem as autorizações desses comerciantes que são os verdadeiros responsáveis por essa macula na imagem do Shopping da Cidade”, pontuou.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Chico Lucas

Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP

Veja também