Rafael Fonteles lança Patrulha Cidadã para reforçar segurança
O governador Rafael Fonteles participou, na manhã desta quarta-feira (6), do lançamento.Na manhã desta quarta-feira (06), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou do lançamento do Patrulha Cidadã, além de entregar mais de 130 viaturas para o reforço da Polícia Militar do Estado, bem como ambulâncias para o Corpo de Bombeiros. Foram aplicados R$ 17 milhões de recursos para a aquisição das viaturas através do Tesouro Estadual.
Para o gestor além da ampliação do efetivo policial é preciso que haja mais investimentos nos equipamentos para execução das ações de segurança pública. “Nós estamos investindo cada vez mais em equipamentos para as nossas forças de segurança, o que está acontecendo hoje será uma constante ao longo da nossa gestão porque além de aumentar o efetivo, precisamos sempre reforçar essa parte de equipamento, especialmente as viaturas. Entregamos a poucos meses atrás 200 caminhonetes equipadas com radiomonitoramento e agora são mais 130 veículos sendo entregues, além de duas ambulâncias. Parte destes veículos serão destinado ao Patrulha Cidadã, que é o policiamento comunitário”, explicou.
O Secretário de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Chico Lucas, também esteve na solenidade e destacou que outras forças policiais, como o Corpo de Bombeiros, serão beneficiadas com reforço de veículos.
“Estamos hoje entregando mais 132 viaturas, no total de 400 viaturas dusters, que complementam o reforço da frota. Nós temos recebido continuamente viaturas do Fundo Nacional, ao total serão 96 entre veículos pequenos e grandes, além disso serão entregues duas ambulâncias para o Corpo de Bombeiros”, afirmou.
Na oportunidade, o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), Scheiwann Lopes, enfatizou a importação da implementação do Patrulha Cidadã que pretende se aproximar mais da população através do policiamento ostensivo preventivo e dos Conselhos Comunitários.
“A Patrulha Cidadã é um programa que nós desenvolvemos pegando como base o antigo Ronda Cidadão, mas com inovações e aperfeiçoamento. Ele vai aumentar a sensação de segurança pelo fortalecimento da presença policial nas ruas com o policiamento ostensivo preventivo. O programa será casado com o motopatrulhamento juntamente com o policiamento de viaturas em pontos estratégicos da capital que foi dividida em 5 grandes regiões e em quadrantes”, ressaltou.
Em detalhamento sobre o projeto, o comandante Scheiwann Lopes ainda explicou que 90 oficiais atuarão nas ações neste período de fim de ano, mas o efetivo será complementado para totalizar 120 oficiais.
“Serão em torno de quatro viaturas por região, somados com as motocicletas, tem um efetivo de 90 oficiais e vamos complementar para 120, que é o ideal, após a posse dos novos policiais que estão se formando em janeiro de 2024”, esclareceu.