HUT alerta para aumento de casos de queimaduras químicas nos olhos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu o uso de algumas pomadas modeladoras no ano passado, por causar dos problemas adquiridos com o uso.O Hospital de Urgência de Teresina registrou um alarmante aumento nos atendimentos de emergência oftalmológica, totalizando 17 casos de queimadura químicas nos olhos, no último domingo (28).
A causa identificada foi o uso inadequado de uma pomada para cabelo para a produção de tranças e penteados, principalmente por frequentadores do Zé Pereira de Timon. A pomada em questão, comumente utilizada para modelar cabelos, possui substâncias químicas agressivas que, ao entrar em contato com os olhos, provocam lesões graves, podendo resultar em complicações sérias, inclusive a perda da visão.
A Dra. Aline Guimarães, médica oftalmológica do HUT, enfatizou a gravidade do problema, observando que os pacientes chegam ao hospital com dor intensa causada pelo contato do produto químico com a córnea, a maioria dos casos ocorreu com pessoas que utilizaram a pomada modeladora durante o Zé Pereira de Timon e, posteriormente, foram expostas à chuva.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu o uso de algumas pomadas modeladoras no ano passado, por causar dos problemas adquiridos. A equipe médica do HUT alerta sobre os riscos associados ao uso inadequado de produtos químicos nos cabelos.