HUT promove ações para conscientização sobre cuidados paliativos
O evento, alinhado com a iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), busca fortalecer os cuidados paliativos como parte fundamental da assistência médica ao longo da vida.Nesta quarta-feira (16), o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) promoveu o Dia D de Cuidados Paliativos, uma ação que visa aumentar a conscientização sobre a importância desse tipo de assistência, essencial para pacientes com doenças graves e seus familiares. O evento, alinhado com a iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), busca fortalecer os cuidados paliativos como parte fundamental da assistência médica ao longo da vida.
A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades da saúde. O Diretor Geral do HUT, Dr. Élio Rodrigues, esteve acompanhado da Diretora Técnica, Dra. Anatália Viana, da Diretora de Enfermagem, Dra. Delma Saraiva, da integrante da Comissão de Cuidados Paliativos do HUT, Dra. Carla Sena, e dos coordenadores Dr. Benoni Carvalho Junior, da SESAPI/IAM e AVC, e Dr. Telmo Gomes Mesquita, da Rede de Urgência e Emergência.
A direção do HUT afirmou que está contribuindo para a rede de conscientização, promovendo ações que vão além do tratamento tradicional, colocando o alívio do sofrimento e o cuidado humanizado no centro das atenções. Segundo a OMS, os cuidados paliativos são essenciais não apenas para o final da vida, mas em todas as fases da jornada de doenças crônicas e degenerativas, garantindo que o paciente tenha qualidade de vida e suporte emocional.
“O Dia D marca um importante passo na sensibilização da nossa equipe e dos nossos usuários sobre o quanto os cuidados paliativos são fundamentais. Ajudar os pacientes a viverem com dignidade, aliviando a dor e o sofrimento, é algo que devemos considerar como parte urgente do cuidado”, afirmou Dr. Élio Rodrigues, Diretor Geral do HUT.
Além do evento desta quarta-feira, o HUT promoverá uma série de ações educativas e de sensibilização durante o mês de outubro, envolvendo tanto os servidores do hospital quanto os usuários. Entre as atividades, destacam-se a distribuição de materiais informativos sobre mitos e verdades dos cuidados paliativos, sessões de cinema temático, chamadas de “palicinema”, com exibição de filmes seguidos de debates sobre o assunto, além de palestras de especialistas e relatos emocionantes de familiares que vivenciaram a experiência do cuidado paliativo.
Dra. Carla Sena, que integra a Comissão de Cuidados Paliativos do HUT, explicou que o foco dessas ações é desmistificar o conceito de cuidados paliativos, que muitas vezes é erroneamente associado apenas ao final da vida. “Cuidar do paciente de forma integral e humanizada é uma necessidade contínua. O sofrimento deve ser tratado desde o início, e não apenas nos momentos finais. O HUT está empenhado em mudar essa percepção e oferecer uma rede de apoio mais ampla”, ressaltou a especialista.