Teresina será palco do IV Encontro Nacional Confluências do Teatro Brasileiro

O evento celebra a potência das artes cênicas do Piauí e será realizado no período de 29 de outubro a 2 de novembro.

Entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, Teresina receberá o IV Encontro Nacional Confluências do Teatro Brasileiro – Potência e Ato. Com uma programação gratuita, o evento vai destacar a pluralidade do teatro contemporâneo brasileiro e promover o intercâmbio artístico entre o Piauí e outras regiões do país.

De acordo com o Governo do Piauí, a edição deste ano presta uma especial homenagem à atriz piauiense Lari Salles, cuja carreira é marcada pela contribuição ao teatro local e nacional. O evento contará com espetáculos, oficinas, intervenções urbanas e performances, atendendo a públicos diversos e proporcionando uma ampla experiência artística.

Entre os destaques estão os espetáculos "Tudo na Mão de Preto Vira Arma", de Ark Dias, e o solo "Eu Quero é Dançar da Forma Que Me Der em Presença", de Paulo Beltrão Marathaoã, ambos compondo a “Mostra Novas Poéticas”, que reflete sobre a identidade e sociedade piauiense. Já na Mostra Nacional, peças como "O Maravilhoso Cabaré" (PR), "As Cores da América Latina" (AM) e "Menina Mojubá" (RJ) trazem a diversidade do teatro brasileiro a Teresina.

Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Teatro Brasileiro

O evento ocupará diversos espaços de Teresina, incluindo o Sesc Cajuína, a Biblioteca Pública Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho e as ruas do centro, proporcionando um encontro da arte com o cotidiano da cidade. A abertura será marcada pela intervenção pública Caretada, coordenada pelo coreógrafo e artista da dança Datan Izaká, que promete envolver o público de forma surpreendente.

Além dos espetáculos, o Confluências oferece atividades formativas, como a residência artística 'Caretada' e oficinas com renomados artistas, como as drag queens Juana Profunda e Gabryela Jhones, que ministrarão "Quero Me Montar", e o diretor Kiko Rieser, com a oficina "Da Vida Real Para a Cena".

Segundo a organização do evento, um dos momentos mais aguardadosé o IV Festival de Performances Confluências, que nesta edição explora o tema “Corpo e Mídias Sociais”. As performances concorrerão a prêmios em dinheiro, incentivando a criação artística e a inovação.

O encerramento terá shows das bandas Validuaté e Teófilo Lima, que celebrarão a certificação do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes como Ponto Nacional de Cultura, um reconhecimento importante concedido pelo Ministério da Cultura (MinC).

O diretor e ator Adriano Abreu, um dos organizadores do evento, destacou a relevância do festival: "O encontro é uma maneira de nos relacionarmos com a cidade, com a gente e com os artistas de vários lugares do Brasil, com a certeza de que arte e cultura de qualidade são essenciais para o desenvolvimento da sociedade".

Programação – Destaques

29/10 (Terça-feira)

Caretada - Redemoinho de Dança – 9h, Centro da Cidade

Oficina: Quero Me Montar (PR) – 9h, Biblioteca Cromwell de Carvalho

30/10 (Quarta-feira)

Espetáculo: Tudo na Mão do Preto Vira Arma – 19h, Sesc Cajuína

Espetáculo: Eu Quero é Dançar Da Forma Que Me Der em Presença – 19h, Sesc Cajuína

31/10 (Quinta-feira)

Espetáculo: As Cores da América Latina – 9h30, Biblioteca Cromwell de Carvalho

Espetáculo: O Maravilhoso Cabaré – 19h, Sesc Cajuína

01/11 (Sexta-feira)

Espetáculo: As Cores da América Latina – 19h, Sesc Cajuína

IV Festival de Performances Confluências – 20h30, Biblioteca Cromwell de Carvalho

02/11 (Sábado)

Espetáculo: A Menina e o Boizinho – 10h, Sesc Cajuína

Espetáculo: Menina Mojubá – 19h, Sesc Cajuína

Show de Encerramento: Validuaté e Teófilo Lima – 21h, Biblioteca Cromwell de Carvalho

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

Teatro Brasileiro

Veja também