Mais de 1.800 policiais militares reforçarão segurança nas eleições 2024 no Piauí
Os policiais militares foram distribuídos na manhã de hoje (03), para atuarem na segurança das eleições municipais deste ano.A Polícia Militar do Piauí (PMPI) iniciou, na manhã desta quinta-feira (3), o envio de tropas que irão reforçar a segurança em todos os 3.560 pontos de votação distribuídos pelo estado. Cerca de 6.500 policiais foram mobilizados para atuar no policiamento das eleições municipais, que ocorrerão no próximo domingo (6). Parte das tropas já foi deslocada para os respectivos municípios, e o restante seguirá até o final desta semana, com o objetivo de garantir a ordem e a tranquilidade durante o pleito.
O Comandante Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, destacou que a operação, a maior do ano realizada pela corporação, foi planejada com antecedência para garantir a segurança de eleições e candidatos. “Acompanhamos hoje o embarque das nossas tropas, que seguimos para reforçar a segurança nos pontos mais críticos e garantir um ambiente harmonioso para o exercício do voto. Nossa tropa é preparada e bem treinada. Solicitamos a colaboração de todos para que exerçam com tranquilidade o seu direito de voto e escolham os melhores representantes”, afirmou o comandante.
Além do policiamento nos locais de votação, o PMPI também realizará a fiscalização da fiscalização da Lei Seca em todas as cidades do Piauí, como parte das medidas para evitar excessos e manter a ordem pública. O Chefe do Departamento Geral de Operações da PMPI, Coronel Jacks Galvão, explicou que a venda e o consumo de bebidas alcoólicas serão proibidos da meia-noite de sábado (5) até as 18h de domingo (6) em Teresina e Parnaíba. Já nas demais cidades, a restrição começa às 18h de sábado e se estende até às 18h de domingo.
“Essa fiscalização é essencial para garantir a segurança e a consciência das lutas durante o processo de votação. Pedimos a colaboração de todos para que respeitem a Lei Seca, pois estamos atentos e vigilantes em todas as regiões do estado. A conscientização do eleitor é fundamental para que tenhamos um pleito pacífico e seguro”, pontuou Galvão.
Para monitorar as atividades nas zonas eleitorais e tomar decisões em tempo real, representantes de todas as forças de segurança reunidas no Centro Integrado, que funcionarão no Quartel do Comando-Geral da PM, em Teresina. O espaço será ativado a partir das 7h da manhã de domingo e permanecerá em funcionamento até o termo da apuração dos votos. Segundo o coronel Jacks Galvão, o objetivo é acompanhar de perto todas as ocorrências e responder de maneira rápida e coordenada a qualquer situação que possa surgir.
“O Centro Integrado nos permitirá avaliar cada situação e tomar as decisões decididas em conformidade com as diretrizes da Secretaria de Segurança Pública. Temos a confiança de que o povo piauiense exercerá o direito ao voto de maneira impor e harmoniosa, mas ficaremos preparados para garantir que o processo ocorra dentro da normalidade”, explicou o coronel.
A mobilização de 6.500 policiais militares para as eleições municipais representa a maior operação de segurança da PMPI em 2023. O reforço inclui ações efetivas de unidades especializadas, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Trânsito, que atuarão nos pontos mais críticos e em locais com histórico de ocorrências eleitorais. A expectativa é que haja a ostensiva da PM nas ruas e nos locais de votação coíba práticas ilícitas e proporcione segurança a eleições, mesas e demais envolvidos no processo eleitoral.
Além disso, a PMPI também estará em contato direto com a Justiça Eleitoral e outras forças de segurança, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, para coordenar as ações de fiscalização e atender a eventuais ocorrências que possam surgir ao longo do dia.