Sesapi retoma atendimentos do CER IV de Parnaíba
Daniele Monteiro, coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da SESAPI, destacou que a prioridade do momento é atender os pacientes com autismoNesta terça-feira (12), a população de Parnaíba e do território da planície litorânea, voltou a contar com os atendimentos do Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV).
Segundo informações da Secretaria de Estado do Piauí (SESAPI), o local, inaugurado em 2020 para o atendimento de paciente pós-COVID, iniciou os serviços para pessoas com deficiência.
Daniele Monteiro, coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da SESAPI, destacou que a prioridade do momento é atender os pacientes com autismo, já possuindo uma fila em Parnaíba formada por 150 pacientes. “ Também será possível que pessoas com outras dificuldades de mobilidade recebam os serviços. Para ser atendido no CER IV, os pacientes necessitam ser encaminhados pela Unidade Básica de Saúde de seus municípios”, explicou.
Ainda de acordo com a SESAPI, a Oficina Ortopédica, localizada ao lado do centro, está em fase de conclusão. A oficina será responsável pela fabricação dos equipamentos de mobilidade fornecidos pela Secretaria, por meio do Programa Passo à Frente. Essa estrutura visa otimizar a produção e entrega dos dispositivos, garantindo maior eficiência e qualidade no atendimento às necessidades dos beneficiários do programa.
A superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Secretaria de Estado do Piauí , Leila Santos, enfatiza que a SESAPI conta, no Programa Passo à frente, com duas oficiais: a itinerante e a física, que em breve serão inauguradas.” A oficina física é responsável pela confecção de órteses, próteses, meios de locomoção, cadeiras de rodas e cadeiras de banho. Já a oficina itinerante faz reparos e realiza atendimentos nos municípios ao redor”, pontuou.
Para o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, a SEID e a SESAPI estão desempenhando um papel primordial na melhoria da qualidade de vida de muitos piauienses que necessitam de serviços de reabilitação. Ele ressalta a conscientização sobre as dificuldades enfrentadas por muitas famílias ao deslocar seus filhos para tratamentos em outras cidades. “Com a abertura oficial deste centro, em parceria entre a SEID e a Secretaria de Saúde do Estado, sob a liderança do nosso secretário Antônio Luís, damos um passo importante para aliviar essas dificuldades e garantir um atendimento mais acessível e de qualidade para as famílias”, finalizou.
Por: Maria Fernanda Rios