Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.O Censo Demográfico de 2022 mostrou que, dos 123 bairros existentes em Teresina, o bairro Angelim, localizado na zona Sul, é o mais populoso da Capital e do próprio estado do Piauí. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (21) e apontam que o bairro possui 43.056 habitantes.
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. Em uma comparação da população do bairro Angelim com a dos municípios do Piauí, foi observado que ela só é inferior a de nove municípios do estado, e supera, portanto, a população dos demais 215 municípios piauienses.
O Censo Demográfico também identificou que, além do Angelim, os bairros mais populosos de Teresina são: Itararé, com 31.840 habitantes, Mocambinho, com 24.103 habitantes, Santa Maria, com 21.914 habitantes, e Parque Brasil, com 16.968 habitantes. Por outro lado, os bairros com menor população são: Santa Rosa, com apenas 9 habitantes, Redonda, com 72 habitantes, Livramento, com 339 habitantes, Santa Luzia, com 560 habitantes, e Zoobotânico, com 587 habitantes.
Segundo o IBGE, são considerados "bairros" apenas os zoneamentos internos dos municípios oficialmente estabelecidos por leis municipais. Por isso, o Censo Demográfico só pôde registrar a população dos bairros de municípios que já possuíam uma legislação delimitando suas áreas. Até 2022, no Piauí, apenas 25 municípios haviam sancionado leis para definir os bairros, totalizando 477 bairros registrados no estado. Teresina foi o município com o maior número de bairros, somando 123, seguida de Parnaíba, com 46 bairros, Floriano, com 40 bairros, e Piripiri, com 30 bairros.
Por: Maria Fernanda Rios