Semarch inicia consulta pública para criação de nova Unidade de Conservação no Piauí

Segundo o Governo do Piauí, a Semarh convida a população a se envolver ativamente nesse processo de consulta

A partir do dia 25 de novembro, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizará uma consulta pública em Canto do Buriti, com o objetivo de criar uma nova Unidade de Conservação Estadual (UC), que abrangerá também os municípios de Brejo do Piauí e Pajeú do Piauí. A proposta tem como finalidade assegurar a preservação de ecossistemas essenciais e fomentar o uso sustentável dos recursos naturais da região.

Segundo o Governo do Piauí, a Semarh convida a população a se envolver ativamente nesse processo de consulta. A contribuição dos cidadãos é primordial para assegurar que a criação da unidade atenda de forma eficaz às necessidades e aos interesses das comunidades locais.

O secretário do Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, enfatizou a importância do processo participativo, garantindo que a preservação ambiental não é um objetivo isolado do poder público e que deve envolver a sociedade de maneira colaborativa. “A criação dessa unidade de conservação vai beneficiar tanto a biodiversidade quanto as comunidades locais, ao assegurar a proteção dos recursos naturais e promover um modelo de desenvolvimento sustentável. A consulta pública é uma oportunidade para ouvirmos a população e alinharmos as necessidades ambientais e sociais”, afirmou o gestor.

Daniel Oliveira ainda reforçou que a nova UC contribuirá para a proteção de recursos hídricos essenciais e pode gerar novas oportunidades econômicas para os municípios, especialmente no setor de ecoturismo, com o objetivo de construir uma gestão que beneficie a todos. garantindo que o meio ambiente seja preservado, mas também que as comunidades locais possam se desenvolver de forma sustentável”, finalizou o secretário.

Ainda de acordo com o Governo do Piauí, as Unidades de Conservação (UCs) são áreas protegidas de gestão pública, com a finalidade de preservar a biodiversidade e os recursos naturais. Elas desempenham um papel decisivo na manutenção dos equilíbrios ecológicos, protegendo a fauna e a flora locais, além de garantir a preservação de habitats essenciais para a vida selvagem. O engajamento da população local é fundamental para o sucesso da criação da nova unidade de conservação, que traz a promessa de benefícios duradouros para o estado do Piauí.

Por: Maria Fernanda Rios

Mais conteúdo sobre:

Canto do Buriti

Piauí

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)

Daniel Oliveira

Veja também