Instituto de Desenvolvimento do Piauí inicia obras na Barragem de Pedra Redonda
A obra é parte de um plano mais amplo, que prevê a manutenção de outras 14 barragens sob a responsabilidade do IdepiO Governo do Piauí, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), divulgou que foi iniciada a obra de recuperação da Barragem Pedra Redonda, localizada no município de Conceição do Canindé. A obra, com prazos de execução de oito meses, conta com um investimento de R$ 10.997.174,12.
De acordo com o governo, a recuperação da barragem é um marco das novas diretrizes implementadas pelo Idepi, com o intuito de intensificar a fiscalização e a manutenção das barragens sob sua responsabilidade, e diferente do modelo anterior, que realizava acompanhamentos pontuais, estão sendo feitas inspeções periódicas quatro vezes ao ano, objetivando identificar problemas com antecedência e adotar medidas preventivas e corretivas.
"Estamos ampliando nossas ações preventivas para que as barragens do Piauí estejam sempre seguras e operacionais. Este é um compromisso do Idepi com a população e o meio ambiente", destacou o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, enfatizando que a manutenção proativa, preserva as estruturas e garante a segurança, especialmente em barragens sujeitas aos efeitos das chuvas, calor intenso e outras condições ambientais severas da região.
Ainda conforme o governo, a obra na Barragem Pedra Redonda é parte de um plano mais amplo, que prevê a manutenção de outras 14 barragens sob a responsabilidade do Idepi. Além disso, o órgão está executando a construção da Barragem Atalaia, em Sebastião Barros, e dará início a construção da Barragem Nova Algodões, em Cocal. O reservatório de Conceição do Canindé tem capacidade de 216 milhões m³ de água e, vai perenizar o Rio Canindé, abastecendo as cidades de Conceição do Canindé, Isaias Coelho e Campinas do Piauí. Além disso, vai servir para matar a sede de animais pelo curso do rio e no reservatório, possibilitando também pequenas irrigações ao longo do rio, piscicultura e lazer.
Por: Jéssica Borges