Segov divulga projeto de incentivo a coleta de lixo sustentável no Piauí
De acordo com a Segov, o projeto objetiva adotar uma abordagem integrada à sustentabilidade, por meio da promoção de práticas que vão desde a redução do consumo de recursos até a inclusão social.A Secretaria Estadual de Governo (Segov) informou que está promovendo o projeto Eventos Sustentáveis, que incentiva práticas ambientais responsáveis com o objetivo de integrar a sustentabilidade na gestão de eventos, com enfoque na destinação adequada dos resíduos gerados.
Conforme a Segov, os eventos contam com um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), no qual define as diretrizes para a coleta seletiva e a destinação ecológica dos resíduos. Um exemplo foi o evento Pactos pelo Piauí, que ao invés de seguir o processo convencional de descarte em aterros sanitários, a equipe da Segov separou 22 kg de papelão, garrafas PET e plásticos. Todos os materiais recicláveis recolhidos foram encaminhados para reaproveitamento.
De acordo com a Segov, o projeto objetiva adotar uma abordagem integrada à sustentabilidade, por meio da promoção de práticas que vão desde a redução do consumo de recursos até a inclusão social e a comunicação ambiental, alinhando ações que favoreçam tanto o meio ambiente quanto a conscientização coletiva.
“O projeto Eventos Sustentáveis reforça o compromisso da Segov com a sustentabilidade e evidência a importância da colaboração entre o poder público e a iniciativa privada para a mitigação dos desafios ambientais. Os resultados obtidos até agora demonstram o impacto positivo dessa iniciativa. Todo o material coletado será destinado à indústria da reciclagem, contribuindo para a redução de resíduos mal gerenciados e para o fortalecimento da economia circular”, destaca o assessor técnico da Diretoria de Planejamento da Segov, Antonio Luiz Fernandes de Sousa Junior.
Ainda conforme a secretaria, foram estabelecidas parcerias estratégicas com a Equatorial Piauí, através do projeto E+ Reciclagem, para fortalecer essa ação. Além disso, foram disponibilizadas lixeiras específicas para materiais recicláveis e criado um espaço dedicado para o armazenamento adequado dos resíduos.
Por: Jéssica Borges