Polícia deflagra 7ª fase da Operação Rastreados em Esperantina
De acordo com a SSP-PI, o foco da operação está em revendas e oficinas suspeitas de comércio ilegal.Na manhã desta quinta-feira (07), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI) deflagrou a 7ª fase da "Operação Rastreados" na cidade de Esperantina. O objetivo central da operação é combater a receptação qualificada de veículos roubados ou furtados, com foco em estabelecimentos comerciais que supostamente atuam na venda e manutenção de veículos de procedência duvidosa.
Nesta nova etapa, equipes da Superintendência de Operações Integradas (SOI) da SSP/PI, em parceria com diversas forças de segurança, cumpriram oito mandados de busca e apreensão em revendas de motocicletas e oficinas mecânicas. Além disso, os agentes realizaram fiscalizações em endereços residenciais de pessoas suspeitas de envolvimento no esquema criminoso. Entre as irregularidades encontradas, destacam-se a venda de veículos a preços abaixo do mercado, adulteração de números identificadores, ausência de placas e o uso de placas de outros estados, o que indica possível origem ilícita.
O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas, comentou que além das apreensões, a operação busca sensibilizar a população sobre os riscos e as consequências do comércio ilegal. “Nessa fase da operação, além das buscas e apreensões em estabelecimentos suspeitos de envolvimento com o comércio ilegal de veículos, também promovemos diálogos com moradores e comerciantes locais. Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância de práticas comerciais legais e reforçar a prevenção de crimes na região”, afirmou.
A operação foi coordenada pela SSP/PI, com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), Gerência de Operações e Investigações Criminais (GOIC), Polícia Civil do Piauí (PC-PI), Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Perícia Criminal, Detran e Secretaria de Fazenda (SEFAZ). A presença dessas instituições reforça o compromisso em intensificar o combate a crimes de receptação e adulteração de veículos, que têm sido uma preocupação crescente na região.