Piauí lidera na redução do desemprego, diz pequisa Cepro

Conforme a pesquisa, a taxa de desocupação de longo prazo entre as pessoas na força de trabalho no Piauí foi de 7,0% no último trimestre de 2023

O Piauí continua se destacando positivamente na criação de empregos. De acordo com o informe socioeconômico da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro), da Secretaria do Planejamento (Seplan), baseado nos dados do Novo Caged, o estado apresentou um bom desempenho no mercado de trabalho em 2023 e 2024, com avanços notáveis na redução da taxa de desocupação e no saldo de empregos formais.

Conforme a pesquisa, a taxa de desocupação de longo prazo entre as pessoas na força de trabalho no Piauí foi de 7,0% no último trimestre de 2023. Esse foi o melhor desempenho entre os 27 estados, superando o Pará (7,1%) e Minas Gerais (10,0%), refletindo uma tendência de queda constante desde 2016. Com esse resultado, o Piauí consolidou sua posição como líder nesse indicador em 2023.

Foto: Divulgação / Governo do Piauí
Carteira de trabalho e previdência social

Segundo o Governo do Piauí, entre janeiro e setembro de 2024, o estado apresentou uma variação de 4,73% no saldo de contratações formais, superando tanto a média nacional (4,35%) quanto a média nordestina (4,44%). Além de ser a unidade federativa com a menor taxa de desocupação de longo prazo em 2023, o Piauí também alcançou, pelo sétimo mês consecutivo, o maior volume de empregos formais já registrado.

Para o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, tanto no Piauí quanto no Brasil, tem se observado um avanço no crescimento econômico. “As políticas específicas do governador Rafael Fonteles, especialmente quanto aos investimentos públicos, têm potencializado os benefícios de aumento de emprego e renda para a nossa população”, afirmou.

O gerente de Estudos Econômicos da Cepro, Leonardo Melo, destacou que o Piauí não só tem integrado mais pessoas ao mercado de trabalho, mas também tem proporcionado maior estabilidade nos postos ocupados. “Esse cenário reflete o aumento de oportunidades de empregos com carteira assinada e cobertura previdenciária. Os dados mais recentes do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que o estoque de postos de trabalho com vínculos regulamentados no Piauí atingiu o maior nível já registrado, com 365.011 vínculos formais”, ressaltou o gestor.

Ainda de acordo com o Governo do Piauí, o estado continua sendo um exemplo de gestão estratégica, demonstrando que políticas públicas bem planejadas e direcionadas têm o potencial de gerar resultados concretos e promover transformações significativas nas realidades sociais e econômicas. Essa abordagem tem se traduzido em avanços palpáveis, evidenciando a eficácia das iniciativas adotadas para o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população.

Por: Maria Fernanda Rios

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (CEPRO)

Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan)

Governo do Piauí

Washington Bonfim

Veja também