TCE manda prefeito de Alto Longá suspender nomeação de aprovados em concurso

A decisão foi emitida nessa terça-feira (10) pela Conselheira Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

A Conselheira Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), concedeu medida cautelar e determinou que o prefeito Henrique César suspenda qualquer ato de nomeação/convocação de candidatos aprovados no concurso público Edital nº 01/2024 realizado pela Prefeitura de Alto Longá. A decisão foi emitida nessa terça-feira (10).

A medida foi tomada em virtude de denúncia feita por Patrícia Moreira Torres ao TCE, onde apontou “fortes indícios de cometimentos de ilícitos por agentes públicos vinculados à Prefeitura de Alto Longá-PI, consubstanciada na fraude ao concurso público para beneficiar parentes ou pessoas próximas dos agentes públicos”.

A denunciante relatou que as provas do concurso foram realizadas nos dias 26 e 27 de outubro deste ano e que no resultado preliminar, divulgado no dia 16/11/2024, consta que dos nove aprovados para o cargo de Secretário(a) Escolar, quatro são do núcleo familiar ou pessoas próximas da atual Secretária de Educação de Alto Longá, Miriam Andrade. Sustenta ainda, que diversos outros candidatos aprovados pertencem à cúpula da atual gestão municipal, como parentes e amigos do controlador-geral e do pregoeiro do município.

Diante das evidências de ilegalidades, solicitou à Corte de Contas que fosse concedida medida cautelar, para determinar que o prefeito de Alto Longá suspendesse os demais atos do concurso público Edital nº 001/2024 da prefeitura municipal.

Outro lado

O Viagora procurou o prefeito de Alto Longá sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não atendeu as ligações.

Mais conteúdo sobre:

Alto Longá

Piauí

Alto Longá

Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI

Veja também