Ônibus Lilás promove ações na zona rural de Teresina

A coordenadora da Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência da Sempi, Jahyra Sousa, ressalta a importância da ação do Ônibus Lilás na luta contra a violência de gênero

No último sábado (30), o ônibus do projeto Ônibus Lilás chegou ao Assentamento 8 de Março, cumprindo a agenda de ações da campanha “21 Dias de Ativismo - Elas Vivas, Feminicídio Zero”. A iniciativa, coordenada pela Secretaria das Mulheres (Sempi), tem como principal objetivo enfrentar e prevenir a violência de gênero, oferecendo apoio, orientação e serviços às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Segundo o Governo do Piauí, em parceria com a Secretaria da Segurança (SSP), a Secretaria da Assistência Social (Sasc), a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seção Piauí, a população recebeu diversos serviços. Entre os atendimentos oferecidos, estavam a emissão de carteiras de identidade, oficinas de beleza e palestras sobre violência doméstica e a Lei Maria da Penha.

Foto: Divulgação / Governo do Piauí
Ônibus Lilás promovendo ações ao Assentamento 8 de Março

A coordenadora da Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência da Sempi, Jahyra Sousa, ressalta a importância da ação do Ônibus Lilás na luta contra a violência de gênero, pois oferece apoio psicossocial e informações essenciais à comunidade sobre questões de gênero e violência contra as mulheres. Em sua fala, ela destacou ainda que a ação foi conduzida diretamente pela Sempi. "Durante a atividade, realizamos uma roda de conversa com a participação de mulheres e homens da comunidade, discutindo a Lei Maria da Penha e a construção social do amor", explicou a gestora.

Ainda de acordo com o Governo do Piauí, por meio das ações do Ônibus Lilás, a população do assentamento não só teve acesso aos serviços oferecidos, mas também a informações e orientações sobre os direitos das mulheres e a importância de denunciar a violência. As palestras realizadas desempenharam um papel essencial ao esclarecer dúvidas sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos de proteção disponíveis, contribuindo para criar um ambiente de empoderamento e apoio às vítimas.

A Sempi enfatiza que seguirá com as rotas do Ônibus Lilás, ampliando o alcance de apoio e serviços para outras comunidades. Para encerrar os 21 dias de ativismo, os atendimentos ocorrerão na Associação de Mães da Santa Maria da Codipi III, situada na Rua Lourival Mesquita, 3526.

Por: Maria Fernanda Rios

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI)

Governo do Piauí

Veja também