Tribunal de Justiça do Piauí finaliza formação da 1ª turma do Projeto Expande

De acordo com o TJ-PI, o Expande é um projeto socioeducacional criado pela startup TRON Ensino de Robótica Educativa

Na última quarta-feira (27), o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) concluiu a formação da primeira turma do Projeto Expande, uma iniciativa em parceria com a TRON Robótica Educativa, destinada à inclusão digital de jovens. O evento, que contou com a presença de familiares, autoridades e educadores, destacou o impacto positivo dessa ação na promoção da transformação social por meio da tecnologia.

De acordo com o TJ-PI, o Expande é um projeto socioeducacional criado pela startup TRON Ensino de Robótica Educativa, com o objetivo de despertar o interesse pela tecnologia em jovens e crianças em situação de vulnerabilidade. A iniciativa atende crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar, oferecendo aulas de Robótica, Astronomia e Empreendedorismo e as atividades são realizadas no laboratório do projeto, localizado no Fórum de Bom Jesus.

Foto: Divulgação / TJ-PI
Formação da primeira turma do Projeto Expande

O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, enfatizou a essência cidadã e inclusia do projeto. “O Projeto Expande traduz aquilo que também é o verdadeiro significado da Justiça: a luta pela cidadania e pela dignidade, o que é impossível sem um olhar muito mais atento às pessoas, especialmente aos jovens que constroem o futuro, já que vem dos jovens muitas das grandes transformações que vemos no mundo”, afirmou.

O gerente do projeto e proponente da iniciativa, juiz Leonardo Brasileiro, destacou o papel do projeto no desenvolvimento de habilidades para o futuro. “O Projeto Expande contribui para concretizar direitos e garantias fundamentais de crianças e adolescentes. Nesse contexto de tecnologia no qual estamos inseridos, o projeto surge como um instrumento para ajudar os jovens a adquirirem múltiplas habilidades, contribuindo para sua transformação social e de suas comunidades”, pontuou.

Para o professor e cientista Gildário Lima, idealizador do projeto, o Expande tem o objetivo de fazer com que esses jovens despertem interesse para conhecer e até seguir carreira nas áreas que serão experimentadas no laboratório. “Essa parceria com o Tribunal de Justiça permite que crianças e adolescentes tenham novas oportunidades por meio da tecnologia criativa”, explicou.

Whindersson Nunes, um dos idealizadores do projeto, destacou o impacto do Projeto Expande e a relevância da parceria com o TJ-PI para transformar a vida de jovens. “Esse projeto transformador tem o poder de mudar vidas. A parceria com o Judiciário piauiense é muito importante para ajudar esses jovens a desenvolverem seus talentos. Vê-los concluindo essa etapa me enche de esperança no futuro”, declarou.

Mais conteúdo sobre:

Bom Jesus

Piauí

Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI

Desembargador Hilo de Almeida Sousa

Veja também