Maternidade Evangelina Rosa entrega mais de 100 kits do 'Método Canguru'

A ação foi realizada pelo setor de costuraria da unidade de saúde e tem como principal objetivo facilitar a aplicação do Método Canguru de forma correta e mais confortável.

Mais de 100 kits contendo, contendo touquinhas, tops e atoalhados, foram entregues pela Maternidade Dona Evangelina Rosa para as mães e seus bebês prematuros.

De acordo com o Governo do Piauí, o setor de costuraria da unidade de saúde foi responsável pela ação que visa facilitar a aplicação do Método Canguru de maneira correta e mais confortável, garantindo o bem-estar e a saúde dos recém-nascidos e suas famílias.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
Método Canguru

A maternidade informou que os kits são confeccionados com um tecido aderente de excelente qualidade, são disponibilizados os top dos tamanhos P ao GG e as toucas de acordo com o peso do bebê.

De acordo com a coordenadora geral de Fisioterapia da NMDER, Laysa Falcão, o "top canguru" ajuda a garantir o contato pele a pele, proporcionando inúmeros benefícios para a mãe e seu bebê. Além disso,  as toucas são fundamentais para o controle térmico do recém-nascido, ajudando a reduzir a perda de calor e a prevenir a hipotermia. Enquanto os atoalhados são utilizados na montagem dos ninhos nas incubadoras e berços.

“Esses kits trazem benefícios importantes para o desenvolvimento motor e organização neurocomportamental dos bebês prematuros”, destaca.

Ainda segundo o governo, a Nova Maternidade é referência estadual na Metodologia Canguru voltada para recém-nascidos de risco e de baixo peso, prática reconhecida pelo Ministério da Saúde. 

A diretora da NMDER, Carmen Ramos, explicou que os critérios avaliados pelo Ministério da Saúde em suas inspeções às maternidades adotam a Metodologia Canguru. 

“Esse posicionamento é um dos critérios avaliados pelo Ministério da Saúde em suas inspeções às maternidades que adotam a Metodologia Canguru. E nós, da gestão da NMDER, estamos fazendo todo o esforço para que todos os critérios do sejam cumpridos, inclusive porque isso reduz as taxas de mortalidade dos prematuros”, explica a diretora.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Nova Maternidade Evangelina Rosa

Saúde

Ministro da Saúde

Veja também