Rede de Saúde Mental da FMS de Teresina faz carnaval unificado dos CAPS
O evento acontece no Estacionamento da Ponte Estaiada nesta quinta (8).Nesta quinta-feira (8), às 16h, será realizado o carnaval dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Teresina no Estacionamento da Ponte Estaiada. O evento foi organizado pela Gerência de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS) com apoio da Prefeitura de Teresina e da Secretaria Municipal de Comunicação Social.
A gerente de Saúde Mental da FMS, Larissa Carvalho explica como será realizado o evento e a importância dele. "Será um momento de diversão, integração e fortalecimento da política antimanicomial que preza pela inserção das pessoas com transtorno mental nos espaços sociais, culturais e de autonomia. O grupo carnavalesco fortalece a importância das atividades extra muro e a interação entre a rede de saúde mental. O momento será destinado aos usuários e profissionais dos serviços de saúde mental do município de Teresina", disse.
Os CAPS são Centros de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. São recursos em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo.
O objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico.
Teresina atualmente conta sete CAPS, entre eles um infantil e um específico para atender dependentes de álcool e outras drogas (CAPS AD).