PF deflagra Operação Conectados contra desvio de recursos públicos no Piauí

A operação foi deflagrada nesta terça-feira (30) e cumpriu mandados na cidade de Teresina e Oeiras.

Nesta terça-feira (30), a Operação Conectados foi deflagrada pela Polícia Federal, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), nas cidades de Teresina e Oeiras. A ação visa combater desvios de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, do Fundo Nacional de Saúde – FNS e do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS.

De acordo com a PF, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens e valores, sendo nove na capital piauiense e dois no município de Oeiras/PI. A operação contou com 40 policiais federais, além de quatro auditores da CGU. As medidas judiciais foram expedidas pela Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Floriano/PI.

Foto: Divulgação/ PF
PF deflagra operação contra desvio de recursos federais no Piauí

As investigações começaram após a CGU emitir relatório apontando indícios de fraude e direcionamento das contratações em benefício de empresa ligada a um empresário supostamente laranja.

Conforme a polícia, apesar de ser constituída recentemente, com sede na capital, a empresa já venceu várias disputas públicas em municípios do Piauí. Após trabalho investigativo, foi constatado que a empresa possui ligações com um escritório de contabilidade na cidade de Teresina, que tem como sócio um agente político da capital, este por sua vez também estaria participando das fraudes.

A PF informou ainda que as investigações apontaram simulação de competição nos certames, devido à fraude entre as empresas e superfaturamento por sobrepreço, resultando no sequestro de bens e valores no importe superior a R$ 2 milhões.

Além disso, um servidor público da Prefeitura de Oeiras também estaria envolvido nas fraudes licitatórias com o objetivo de desviar recursos públicos federais destinados à saúde, educação e assistência social repassados a municípios do Piauí.

Conforme a polícia, as diligências realizadas nesta terça-feira (30) visam interromper a prática criminosa e reunir provas para fortalecer a investigação e identificar demais envolvidos, tanto funcionários públicos quanto particulares. 

Durante as buscas realizadas na operação, a Polícia Federal apreendeu mais de R$1,6 milhão em espécie, além disso foram recuperados bens e ativos adquiridos com os recursos desviados dos referidos setores mencionados.

O inquérito da PF investiga o crime de frustração do caráter competitivo de licitação, além de outros que serão constatados durante as apurações.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Polícia Federal

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)

Veja também