Eleições 2024: conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Teresina
Pelo menos sete pré-candidatos dos partidos PRD, União Brasil, Republicanos, PT, Novo, Podemos e PSTU disponibilizaram os nomes para disputa.As articulações políticas para a disputa pela Prefeitura de Teresina têm se intensificado e os pré-candidatos já iniciaram a fase de pré-campanha na capital. Pelo menos sete postulantes colocaram os nomes à disposição para o pleito.
Os pré-candidatos são: Dr. Pessoa (PRD), Sílvio Mendes (União Brasil) com o vice Jeová Alencar (Republicanos), Fábio Novo (PT) com o vice Paulo Márcio (MDB), professor Tonny Kerley (Novo), Ravenna Castro (Podemos), João Vicente Claudino (PSDB) e Geraldo Carvalho (PSTU).
Dr. Pessoa
Atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa declarou que vai disputar a reeleição pelo Partido Renovação Democrática (PRD) com apoio da bancada do Partido Liberal (PL). O médico assumiu três mandatos seguidos na Câmara Municipal, foi eleito deputado em 2014 e já disputou o Governo do Piauí em 2018 pelo partido Solidariedade.
O gestor tem feito mistério quanto ao nome que vai ocupar a vaga de vice na chapa majoritária, mas já revelou que existe a tendência que seja uma mulher. A expectativa é que Dr. Pessoa anuncie pré-candidato a vice, faça o anúncio no final deste mês.
Sílvio Mendes
O médico Sílvio Mendes é especialista em ortopedia e tem histórico administrativo, passando pela Prefeitura de Teresina, presidência da Fundação Municipal de Saúde por quatro gestões, além de ter sido Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde por dois mandatos.
O pré-candidato, anunciado em outubro de 2023, pelo União Brasil, tem como vice o deputado licenciado Jeová Alencar (Republicanos) que lhe apoiou nas eleições para o Governo do Piauí em 2022.
Em janeiro deste ano, Jeová deixou a superintendência da Saad Sul e rompeu politicamente com Dr. Pessoa. Na oportunidade, ele lançou pré-candidatura a prefeito de Teresina, mas recuou e foi oficializado em março deste ano como pré-candidato a vice de Sílvio Mendes.
Fábio Novo
O Partido dos Trabalhadores iniciou as articulações para a escolha de sua pré-candidatura com dois nomes, os deputados Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, e Fábio Novo, líder do governo na Casa.
Em novembro de 2023, a legenda realizou uma votação interna e Fábio Novo foi escolhido para representar o PT nas eleições de 2024.
Desta forma, o petista foi anunciado durante evento realizado no Atlantic City em agosto do ano passado. A chapa majoritária conta com o pré-candidato a vice Paulo Márcio (MDB), que estava na disputa, mas decidiu desistir diante da oportunidade de unir forças.
Tonny Kerley
O economista é professor universitário há 13 anos, além de ser pesquisador, Tonny é a aposta do partido Novo para a disputa pelo Palácio da Cidade. Algumas propostas do pré-candidato giram em torno da educação, saúde, bem como geração de emprego e renda, são elas:
Ensino em período integral nas creches municipais, reestruturação da rede de hospitais de administração da prefeitura, geração de emprego e renda por meio da atração de grandes empresas com incentivos fiscais e facilitar o acesso a linhas de crédito, principalmente, para pequenos empreendedores.
Ravenna Castro
A advogada e jornalista é a mais recente pré-candidata anunciada nessa quinta-feira, 09 de maio, pelo Podemos. Ravenna Castro se filiou ao Podemos em abril deste ano, ela integrava o Mobiliza, mas se retirou após perder o comando da sigla para a primeira-dama de Teresina, Samara Conceição.
A pré-candidata já disputou o Governo do Piauí nas eleições de 2022. No ano passado, a jornalista havia revelado que seu intuito é ter como vice-prefeito em sua chapa um pastor evangélico ou alguém de "fé".
João Vicente Claudino
O empresário e economista deve disputar pelo Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB) nas eleições deste ano, como anunciado pelo presidente municipal da sigla em Teresina, vereador Edson Melo.
JVC já declarou que sempre defendeu a candidatura própria do PSDB, até mesmo quando Luciano Nunes estava à disposição. O político também foi eleito senador em 2006 pelo PTB do Piauí com 65% dos votos válidos, derrotando Hugo Napoleão do Rego Neto. Além disso, João Vicente também disputou o Governo do Piauí em 2010.
Geraldo Carvalho
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) anunciou a pré-candidatura de Geraldo Carvalho para prefeito e Yara Ferry para vice-prefeita nas eleições de 2024.
Geraldo é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e participa do movimento sindical no estado, a pré-candidata a vice também é professora.
Eleições
Mais de 150 milhões de eleitores irão às urnas neste ano de 2024 para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores em todo o país. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o calendário contendo as principais datas que marcam este pleito municipal, realizado em 06 de outubro.