G20 Social em Teresina reunirá especialistas e delegações internacionais

Programação do G20 Social antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Na próxima segunda-feira (20), Teresina será palco de importantes eventos relacionados ao combate à fome e à pobreza, promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e o Governo do Piauí em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República. O G20 Social, que antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, reunirá autoridades e especialistas para discutir políticas públicas e experiências no enfrentamento desses desafios.

O dia começará com a reunião aberta da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), às 8h30, na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi). O encontro, que contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, visa discutir propostas a serem levadas ao G20, incluindo a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Em seguida, às 10h, terá lugar o seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza". O evento, também na Fiepi, apresentará uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre medidas de desenvolvimento humano e políticas públicas no estado.

O seminário contará com a participação do ministro Wellington Dias, do governador do Piauí, Rafael Fonteles, e de outros representantes do governo e instituições ligadas ao desenvolvimento social.

À tarde, a partir das 14h, ocorrerá a reunião ampliada à sociedade civil “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”, na Fiepi, com a participação do ministro Wellington Dias e do governador do Piauí.

Além dos eventos do dia 20, a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza acontecerá entre 22 e 24 de maio no Centro de Convenções de Teresina. Mais de 50 delegações internacionais participarão do encontro, que terá como ponto alto a discussão dos termos finais da Aliança Global.

No dia 22, após a abertura da reunião, o ministro Wellington Dias concederá entrevista coletiva para tratar das expectativas do evento. Já no dia 24, ao final da reunião, o ministro e a equipe técnica da Força Tarefa realizarão nova coletiva para fazer um balanço dos debates.

Além disso, no dia 24, as delegações do G20 terão a oportunidade de conhecer de perto programas de combate à fome no estado através de visitas à horta comunitária do povoado Ave Verde e à Quitanda da Agricultura Familiar, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

G20

Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional

Nações Unidas

Veja também