Piauí realiza Dia D de combate ao abuso e exploração sexual de crianças
O evento contou com a participação de 250 crianças da rede de fortalecimento de vínculos de Teresina, reforçando o compromisso social com a proteção dos menores.Na manhã desta sexta-feira (17), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social, promoveu o Dia D de enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta ação faz parte da Campanha Não Feche os Olhos, em alusão ao Maio Laranja. O evento contou com a participação de 250 crianças da rede de fortalecimento de vínculos de Teresina, reforçando o compromisso social com a proteção dos menores.
O evento teve início com uma mobilização no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Rua Goiás, onde as crianças e os organizadores buscaram chamar a atenção da população para a importância do combate ao abuso e à exploração sexual infantil. A mobilização seguiu para o auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), onde ocorreram duas apresentações teatrais impactantes.
Os grupos teatrais “Protagonistas em Movimento”, da Ação Social Arquidiocesana (ASA), e o Projeto Todos Por Um, do Centro da Juventude Santa Cabini, encenaram peças que abordaram o tema de maneira lúdica e educativa. Os atores eram adolescentes dos serviços Integrar, Novos Meninos e Meninas, e Casa de Zabelê, que emocionaram o público com suas performances.
Durante o evento, o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, enfatizou a importância de investir e apoiar projetos sociais voltados para as crianças. “Criança brinca. Criança estuda. Criança não trabalha. Criança não namora. As crianças têm o direito de ser felizes e a secretaria investe e apoia projetos sociais porque acreditamos que este é o nosso principal público”, afirmou.
Ao longo do mês de maio, a Diretoria de Defesa Social, em parceria com a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público, realizou diversas ações educativas em 44 municípios do Piauí. Essas iniciativas incluíram a distribuição de panfletos com informações sobre os sinais de abuso infantil e as formas de denunciar esse crime.
A superintendente de Cidadania e Defesa Social, coronel Elizete Lima, destacou a importância das ações educativas para a conscientização da sociedade. “Nas ações da Campanha Não Feche os Olhos, distribuímos panfletos com informações sobre os sinais que as crianças podem apresentar se estiverem sendo vítimas de abuso, e também as formas de denúncia desse crime”, concluiu.